terça-feira, 4 de setembro de 2012

O Último Guerreiro das Estrelas (cinema, tecnologia e educação)



O vídeo acima, trailer do filme O Último Guerreiro das Estrelas (The Last Starfighter), possui um enredo simples: "Alex Rogan, super campeão de vídeo-game, especialista no jogo Starfighter, é convocado por extraterrestres para ajudar a defender sua estrela, invadida por inimigos."
Mais um filme que garimpei de minha memória cinematográfica e sentimental, fruto de minhas interligações entre cinema, tecnologia e educação, que disponibilizo no Educa Tube, dentro da série e marcador CinEducação.
Filme de 1984, que assisti na famosa Sessão da Tarde, e que serve como metáfora da educação no século XXI.
Ainda não fizemos contato com nenhuma civilização alienígena, sequer descobrimos se existe vida inteligente fora da Terra e, às vezes, diante de guerras, miséria, fome etc, até ficamos em dúvida se existe vida inteligente em nosso planeta.
Porém, revendo este filme recentemente, quando o encontrei na internet, conforme link ao final desta postagem para download, passei a pensá-lo como exemplo de como o educador pode usar o potencial do aluno, um autodidata nas tecnologias da informação e da comunicação (TIC), mídias e redes sociais, descobrindo talentos, não apenas nos jogos eletrônicos, como na arte, cultura, e todas as suas manifestações (dança, teatro, música, esporte, etc).
O aluno, por conta dessa facilidade na parte do maquinário, pode ser o aliado do professor nos desafios, cada vez maiores do uso das tecnologias no Planeta Educação.
Mudar esta lógica de tudo que o aluno gosta (celular, internet, rádio, música, etc) ser proibido por ser desconhecido, ou quando muito usado como atividades recreativas e nem sempre educacionais.
Cabe ao professor mudar essa lógica da rede lógica, inserindo as TIC, mídias e redes sociais dentro de uma proposta pedagógica que permita a ambos trabalharem em co-autoria, seja usando blogs, seja pesquisando na web e na biblioteca escolar.
Aqueles que têm feito estas expedições, junto com seu alunado, são os desbravadores deste Admirável Mundo Novo.
Se o aluno é multifocal, fazendo diversas coisas ao mesmo tempo (vendo TV, acessando web, no fone celular mandando sms, fazendo download etc etc etc), o professor é multifuncional, antes mesmo deste equipamento ter sido inventado, com suas múltiplas tarefas, de educador, assistente social, enfermeiro, pai substituto, além de seus afazeres domésticos. Por que não, então, unir a força destes dois universos paralelos em prol de uma objetivo em comum? Para refletir...
Abaixo, link para o filme:

O Último Guerreiro das Estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário