sábado, 22 de setembro de 2012

Ephemicropólis: O nascimento de baixo crescimento (a metáfora da construção do conhecimento)

The Birth of Low-Rise from Peter Root on Vimeo.



O incrível vídeo acima, O nascimento de baixo crescimento, trata-se da cidade imaginária de Ephemicropolis, criada por Peter Root, com seus 100.000 grampos, colocados lado a lado, durante 30 horas, numa fabulosa micro engenharia, que lembra e muito a cidade de Nova Iorque.
Assistindo este pequeno vídeo em velocidade acelerada, pensei muito no próprio processo de ensino e aprendizagem, em que o educador vai colocando dia a dia, seja tijolo a tijolo, grampo a grampo, lição a lição a construção do conhecimento do alunado e de si mesmo, pois todo educador aprende junto com seu aluno; ensina e é ensinado neste processo inacabado, que é de certa forma a metáfora da fundação, manutenção e ampliação de uma cidade, que começa pequena, pode tornar-se de porte médio ou uma megalópole, dependendo dos investimentos feitos pela administração e a população.
Todo conhecimento, sempre disse, reporta-me a visão da construção civil, em que inicia debaixo para cima, com as fundações, alicerces sólidos, para que o acabamento venha de cima para baixo. Aprendi muito conversando com operários, observando seu trabalho. Observar, reproduzir o ensinamento de pais e ou/responsáveis, de educadores, depois construir o próprio saber é algo inacabado. Já dizia Paulo Freire: "Educar é ter a consciência do inacabamento".
Assim como as cidades, seus habitantes estão sempre em processo de construção e reconstrução diária, como em Ephemicropolis, fabulosa obra de arte de Peter Root, que se presta a diversas observações e reflexões.
Abaixo, como foi feito este belo trabalho de microconstrução:

The Making of Ephemicropolis from Peter Root on Vimeo.

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