quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Janela da Alma (documentário sobre a imagem e a visão)




O vídeo acima, trata-se do documentário Janela da Alma, dos diretores brasileiros João Jardim e Walter Carvalho, que encontrei na íntegra no You Tube, e fala dos sentidos da visão, já que remete a expressão "os olhos são a janela da alma".
Conforme a wikipédia: "O filme é composto de 19 depoimentos de pessoas com problemas visuais. A idéia surgiu da vivência do diretor João Jardim, que achava que o fato ter uma miopia muito grande teria influenciado em sua personalidade e até mesmo em sua vida." No elenco: Hermeto Pascoal, José Saramago, Paulo Cezar Lopes, Antonio Cícero, Wim Wenders, Eugen Bavcar, Marieta Severo, Carmela Gross, Jessica Silveira, João Ubaldo Ribeiro, Walter Lima Júnior, Oliver Sacks, Manoel de Barros, Arnaldo Godoy, Madalena Godoy, Marjut Rimminen, Agnès Varda, Hanna Schygulla e Raimunda da Conceição Filha.
De todos os depoimentos, um dos mais emblemáticos é o do Arnaldo Godoy, vereador cego, que fez um mapa de Belo Horizonte em sua memória, e consegue transitar pela cidade, guiando-se por subidas e descidas e outros marcos, inclusive quando de carona no carro, indicando ao motorista quais ruas deve virar à esquerda ou à direita, com precisão.
Curioso e surpreende também o depoimento de Oliver Sacks sobre memória visual e emoção.
Um vídeo que fala do ver e do enxergar, mas acima de tudo, da visão em sentido amplo, e do papel da imagem na sociedade. Para ser utilizado na educação especial, e na educação em geral.
Ativem as legendas, no segundo ícone na parte inferior direita da janela do visualização do referido vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário