quinta-feira, 16 de maio de 2013

Mover, Aprender e Comer: a vida passa como um filme (pode ser curta ou longa-metragem)

MOVE from Rick Mereki on Vimeo.



LEARN from Rick Mereki on Vimeo.



EAT from Rick Mereki on Vimeo.



Os três vídeos acima, Move (Mover), Learn (Aprender) e Eat (Comer), descobri via Twitter de short_film, que sempre indica belos, criativos e originalíssimos curtas-metragens, como estes, em que um jovem (Rick Mereki) faz uma pequena viagem de um minuto cada, mas que compreende uma grande ideia de coletar imagens de diversos locais do planeta, envolvendo as descobertas da viagem, da aprendizagem e da arte e cultua, via culinária também.
Pequenas ou grandes expedições ao mundo real, seja a casa do aluno, o entorno da escola, a casa do professor, o meio em que ambos habitam, sem movem, aprendem, se alimentam, poderão alimentar outros projetos e sonhos, sem falar que movem novas ideias e pela aprendizagem mútua, pelo exercício da alteridade, de conhecer o outro e de se colocar no lugar do outro, evitam problemas sérios como bullying, preconceitos, discriminação etc. Pois, quando se conhece o outro, passa-se a entender seu mundo e seu jeito de viver...
A vida passa como um filme: para uns, um curta-metragem, para outros um longa... Não importa o tamanho, mas o sentido que se dá à vida. Sair com alunos pelo entorno da escola, tentando adaptar o conte[udo de sala de aula para este ambiente 3D, e documentando isto com fotos e vídeos, capturados pelo professor e seus alunos, poderá render um belo material pára ser editado em um minuto ou uma hora. O tamanho pouco importa - se curta ou longa-metragem -, mas que o conteúdo seja relevante e significativo para ambos, e que possa ser compartilhado posteriormente no mundo digital, via You Tube, blog, e-mail, redes sociais para a comunidade escolar e outros interessados.
E pode ser uma atividade integrada, interdisciplinar, com professores de educação física, português, matemática, artes, geografia etc. Uma dica: Planejem uma ação coletiva, envolvendo o conteúdo das disciplinas e turmas da escola, pensem num roteiro, com uma locação (locais a serem visitados), um enredo (itinerário) e atores (alunos e educadores) e pronto!
O que vocês estão esperando ai parados? Movam-se! Luz, Câmera e Educação!
Não precisa ser nada tão sofisticado como a ação dirigida por Rick Mereki que, segundo ele, envolveu: "3 caras, 44 dias, 11 países, 18 vôos, 38 mil milhas, um vulcão explodindo, 2 câmeras e quase um terabyte de filmagens ... tudo para transformar 3 ambiciosos conceitos lineares baseados em movimento, aprendizagem e comida..." A viagem de uma vida, condensada em apenas um minuto cada. Mas que belos três minutos, diga-se de passagem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário