segunda-feira, 6 de maio de 2013

Recontando: site que reconta notícias do mundo para crianças (com vídeos e animações)





A imagem acima é do site RECONTANDO: Jornalismo na medida para crianças, que me foi indicado pela colega e amiga Denise Cruz, educadora do Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Trata-se de uma criativa e original iniciativa da "jornalista Simone Ronzani [que] pensou nas dúvidas que seu filho tinha após ouvir e ler as notícias e criou o Recontando, site que cria animações sobre as notícias mais repercutidas nas redes sociais. Cada animação é desenvolvida com precisão para deixar a notícia mais clara e didática possível para que as crianças, principal público alvo do domínio, absorvam os fatos que as circundam ao redor do mundo".



Vejam entrevista de Simone Ronzani (imagem acima) à Revista INFO (aqui).
O Recontando: Jornalismo na Medida para Crianças, além de notícias sobre Ciência e Saúde, Diversão e Arte, Economia, Esporte, Meio Ambiente, Mundo e Polícia, possui também quadrinhos e jogos.
Vejam abaixo, dois vídeos que selecionei do portal Recontando: o primeiro, sobre justamente "A Primeira Vez" de como surgiu a ideia do projeto, e o outro sobre a "Enchente em Xerém", que mesclam fragmento da notícia com animação didática:





Abaixo, link para o canal de vídeos do Recontando, no You Tube:

RECONTANDO: JORNALISMO NA MEDIDA CERTA PARA CRIANÇAS - CANAL DE VÍDEOS

Uma incrível iniciativa de uma mãe que é a primeira educadora de seu filho e que serve de motivação a outros educadores para dialogarem com seus filhos e alunos sobre as notícias do mundo, sondar sua visão de mundo e interagir, esclarecendo as dúvidas das crianças e jovens. Uma atividade que pode ser reproduzida na sala de aula, seja visitando o site Recontando, ou os professore se inspirando nesta ideia para criarem outros projetos semelhantes.
Afinal, notícia interessante como esta não é sempre que aparece no Horário (nada) Nobre da Televisão, que disponibiliza horas para notícias discutíveis de pseudo celebridades, mas que, quando noticia algo relevante do "Planeta Educação" sempre em notas rápidas e sem maiores reflexões.

Visitem o site, link abaixo:

RECONTANDO: JORNALISMO NA MEDIDA PARA CRIANÇAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário