quarta-feira, 22 de maio de 2013

Terra das Sombras: Pilobolus Dance Theatre (música, dança e teatro)



O vídeo acima, Terra das Sombras do grupo Pilobolus Dance Theatre, descobri por acaso no You Tube e trata-se de um fantástico exercício de arte, mesclando dança, música, teatro e ilusão de ótica, através de coreografias com incrível sintonia, num efeito que lembra a "perspectiva forçada", recurso utilizado e muito pelo cinema, de forma quase artesanal, até a adoção dos efeitos visuais gerados por computação gráfica.
A perspectiva forçada consistia em filmar em planos diferentes duas pessoas em um cenário estático, em que um deles se aproximava da câmera e outro se distanciava, dando a falsa impressão de um ser gigante e outro um pequenino. Séries como Terra de Gigantes (década de 1960, 1970) e seriados japoneses de Robô Gigante, Ultraman etc, adotaram muito este recurso. O gigante ficava próximo da câmera e no fundo um cenário de uma cidade em miniatura.
No vídeo em questão, o grupo Pilobolus Dance Theatre une a projeção de luz e sombras, em uma tela, em que mãos "gigantes" contracenam com bailarinos, numa belíssima coreografia que mistura malabarismo, dança, mímica etc. E efeito é fabuloso!
Pensando a "perspectiva forçada" no âmbito da educação, há que se planejar projetos em que a metodologia privilegie o aluno, e que este fique num plano principal, e o professor com o segundo plano, incentivando, mediando a criação, a autonomia, a criatividade, a colaboração. E não apenas por professores de artes visuais e educação artística. Feito isto, os resultados serão imensos para todos, vivendo ou não na Terra das Sombras.

Sobre o grupo de dança e teatro: "Pilobolus é uma empresa de atuação moderna, fundada em 1971, que até hoje usa suas listras revolucionários em suas mangas. De acordo com seu processo criativo fundamentalmente coletivo, Pilobolus Dance Theatre reúne grupos de diversos artistas --- incluindo o MIT Distribuído Laboratório de Robótica, Art Spiegelman, OK Go, Radiolab, e muitos outros --- para fazer inventivo, atlético, espirituoso, o desempenho colaborativo funciona no palco e na tela usando o corpo humano como um meio de expressão. Pilobolus faz a arte de construir uma comunidade. Ele ensina o seu processo criativo baseado em grupo para artistas e não-dançarinos igualmente através de populares, projetos educacionais e programas únicos. Este conjunto de atividades é chamado o Instituto Pilobolus. Pilobolus também aplica seu método de invenção criativa para uma ampla gama de serviços de movimento para cinema, publicidade, editorial, clientes comerciais e eventos corporativos. Esta divisão é chamada Pilobolus Creative Services. A temporada de 2013 marca os 42 anos do Pilobolus. De acordo com a energia e o espírito de seu homônimo biológico --- phototropic um fungo que se desenvolve em pátios ---- a empresa continuou a crescer em direção à luz, ampliando e aperfeiçoando seus métodos únicos de produção criativa coletiva para montar um repertório de mais de 100 obras coreográficas. Embora tenha se tornado uma força estável e influente no mundo da dança Pilobolus permanece como sempre, ansioso para os próximos 40 anos de colaboração no futuro.
Pilobolus Dance Theatre é baseada em Washington Depot, Connecticut e executa para o estágio, televisão e audiências on-line em todo o mundo. A empresa já apareceu tarde da noite no Late Night with Conan O'Brien, no início da manhã na Vila Sésamo, e em horário nobre como um recurso em 60 Minutos da CBS. Pilobolus tem realizado shows em 64 países e recebeu uma série de prêmios de prestígio, incluindo o Prémio da Crítica de Berlim, o Prêmio escocês, o Prêmio Brandeis, um Primetime Emmy Award para a realização proeminente na programação cultural, o Samuel H. Scripps americana Festival de Dança Prêmio pelo conjunto da obra em coreografia, e uma bolsa de TED para realizar uma conversa TED em 2005. Em 2010, o Pilobolus foi homenageado como o primeiro coletivo para receber o Dance Magazine Award, que reconhece os artistas que fizeram contribuições duradouras para o campo. Pilobolus também aparece nos repertórios das grandes companhias de dança americanas e européias. Em 2005, a Pilobolus transferiu seu acervo para Dartmouth College, onde a empresa originou. Desde então, a faculdade tem vindo a crescer o "arquivo vivo", com uma série de novos comissões de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário