quinta-feira, 23 de maio de 2013

Alma - Em Busca das Nossas Origens Cósmicas (documentário)



O vídeo acima, Alma - Em Busca das Nossas Origens Cósmicas, trata-se de belíssimo documentário, que me foi indicado por e-mail pelo colega e amigo Robert Betito, professor do IFRS Campus Rio Grande, da cidade do Rio Grande, RS, Brasil.
Alma refere-se ao maior projeto astronômico do mundo, reunindo diversos astrônomos e cientistas de várias partes do planeta, no deserto de Atacama, nos Andes chilenos, em uma exploração às últimas fronteiras do Universo. Mais de 50 antenas e um telescópio único, em um esforço internacional de cooperação científica.
Em Chajnantor Plateau, 5 mil metros acima do nível do mar, 3 parceiros: EUA, Europa e Lesta da Ásia. Os componentes das antenas foram feitos em diversas partes do globo e montados no deserto do Chile. Antenas em rede em busca de um objetivo com um. Uma incrível janela do Universo, conectada por 66 antenas que formam juntas um imenso, gigantesco telescópio, funcionando como um supercomputador.
Se a Ciência requer colaboração global, a educação e a sociedade, idem, e o Educa Tube vem dizendo isto desde a sua criação, sugerindo projetos colaborativos (entre professores) e cooperativos (entre professores e alunos), para que, tanto professores como alunos se conectem ao mesmo Universo e não se sintam tão perdidos no espaço. A inter e a multidisciplinaridade, os temas transversais, os multimeios e as saídas de campo podem favorecer estas jornadas educacionais.
A alma do projeto é estabelecer trocas, e todo projeto de trabalho e/ou de estudo deve ser/ter a alma de um projeto maior de vida, para superar distâncias entre as gerações, sejam pais e filhos ou professores e alunos. O poder da união consegue estabelecer pontos de contatos entre estas gerações, às vezes tão distantes, anos-luz. Não somos arquipélagos de estrelas, mas muitas vezes, por trabalharmos sós, agimos como tais. Mas a tecnologia e os multimeios podem ser este canal de comunicação entre universos diversos como dos pais/professores e dos filhos/alunos. Lembremo-nos que as luzes que iluminam à noite estrelada são muitas vezes de estrelas mortas, que já não existem mais... Assim é a educação: o pensamento brilhante de educadores, pensadores, filósofos e pesquisadores da educação, ainda que eles já não estejam mais entre nós, ainda iluminam a nossa escuridão.
O projeto ALMA, inaugurado em março de 2013, além de uma brilhante ideia (desculpem o trocadilho), pode ser considerada a verdadeira Star Trek (Jornada nas Estrelas), se pensarmos que o seriado dos anos 1960/70, com mesmo nome, previa a colaboração espacial entre nações da Terra e doutros sistemas solares. Provavelmente, Gene Roddenberry (1921-1991), autor da série, ficaria feliz de conhecer este projeto. :-))

Nenhum comentário:

Postar um comentário