quarta-feira, 8 de maio de 2013

Poesia visual: Sonhos, sopros e sentimentos



O vídeo acima, Sonhos, sopros e sentimentos, descobri via Facebook do professor Alberto Tornaghi, do Rio de Janeiro, RJ, Brasil, que pertence à Coordenação Pedagógica na empresa Oi Kabum! - Escola de Arte e Tecnologia do Rio de Janeiro e é Professor Adjunto e pesquisador na empresa Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESA - Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, RJ.
Um belíssimo vídeo com produção de SeteOito Produções Artísticas / Célula Artística Beco das Flôres, com concepção de Ana Paula Bouzas / Fábio Espírito Santo / Candé Faria, direção de Fábio Espírito Santo / Candé Faria, coreografia e atuação de Ana Paula Bouzas e trilha original / poemas de Organismo (Línox, Shala Andirá, Roberto Pontes).
Um audiovisual que une diversas formas de arte, como poesia, dança, música, teatro e que serve para arte educadores, e professores em geral, mostrarem as múltiplas possibilidades de uso da arte e da cultura no ambiente escolar, preparando um roteiro com texto, coreografia, gravação de vídeo etc.
Uma ótima atividade para descobrir talentos em sua turma, seja pra dança, música, poesia, teatro e outras formas de arte, unindo ao conteúdo da disciplina, pois é possível sim, basta ver as diversas indicações feitas pelo Educa Tube de unir história e matemática, português e ciências etc. E, mais que tudo, documentar estas atividades, através de audiovisuais, capturados, seja por câmeras digitais ou câmeras de telefones celulares, editando o resultado em programas como o Movie Maker (edição de vídeo), publicando no You Tube - criando um canal para a disciplina, turma ou escola -, e depois divulgando em blogs e redes sociais.
Como cantou Lulu Santos, nos anos 1980, na canção Assaltaram a Gramática (vídeo abaixo): "O poeta é a pimenta do planeta", e a poesia e a arte são formas de ver e falar sobre o nosso mundo.



Observação: Este vídeo é uma versão mais atual, da mesma letra, com a participação especial de Gabriel O Pensador. Mas a letra é divertida, irônica e crítica, justamente para valorizar a poesia e a arte, e serve para reflexão sobre a língua e a linguagem na sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário