sábado, 15 de junho de 2013

Alcançar um sonho: de sobrevivente a professor (mensagem de esperança de Sam)



O vídeo acima, Alcançar um Sonho, descobri através do Twitter de Short Film, que como o próprio nome indica, faz divulgação de curta-metragens.
Reach For a Dream Foundation - Sam, nome original do vídeo, trata-se de anúncio/campanha da Fundação Alcançar um Sonho, da África do Sul, e conta a história de vida de Sam Pretorius, um menino com leucemia, que tem de seus colegas de aula o apoio, e que lembra em parte aquela cena final do filme Sociedade dos Poetas Mortos (vejam 2 cenas emblemáticas e emocionantes, ao final desta postagem).
O comercial de televisão RFAD filmado no Colégio São João (1996), conta a história de vida de Sam Pretorius (vejam dados aqui), sobrevivente de tratamento de leucemia. Ao retornar à sala de aula depois de uma ausência prolongada devido a sua doença e ostentando uma reveladora falta de cabelo devido ao tratamento, seus colegas fazem tudo para demonstrar o seu respeito, apoio e solidariedade, através da remoção de seus gorros de lã para revelar suas cabeças raspadas. O tratamento de Sam terminou em 1999 e hoje ele é considerado "um homem em forma, saudável". Apesar de sua doença, Sam conseguiu manter o ritmo com seus pares, matricular com eles em 2003 e se formar pela Universidade de Stellenbosch, em 2007. Aos 22 anos, ele agora ensina Inglês e História em Overberg High School, em Caledon, Western Cape. - "Quando criança, lutando para combater uma doença com risco de vida, percebi o impacto que certas pessoas e eventos podem ter em sua vida o fato de que, como professor, eu sou capaz de ter uma influência positiva na vida dos jovens sul-africanos tem me inspirado para exercer esta profissão", disse Sam.
Vejam também abaixo, o vídeo Para alcançar um sonho - Sam - A Reunião, que é a continuação deste anúncio, sobre um menino com leucemia. Vídeo para celebrar os 21 anos de esperança e encorajamento diante da doença.



Nesta continuação, Sam volta à escola. Embora ele esteja atualmente saudável, e com 22 anos, pós-graduado na universidade e um professor do ensino médio, Sam é ainda uma fonte de inspiração. Em 1996, com a idade de 11, Sam foi diagnosticado com leucemia. E conforme dados: "Ao longo de seu 20 anos de prazo e através do trabalho de uma equipe nacional dedicado, juntamente com generosos doadores e voluntários, The Reach For A Dream Foundation realizou os sonhos de cerca de 7.500 crianças e assistiu a uma taxa de recuperação notável de 75% entre os jovens cujas vive que ela tenha tocado", explica Sian Gutstadt, Coordenador de Publicidade e Marketing. "A Fundação tem um papel tão importante no esforço para ajudar crianças com doenças que ameaçam a vida e as suas famílias a acreditar no poder dos sonhos, saber que amanhã vale a pena lutar e que, apesar dos obstáculos que enfrentam, e que a diversão e os sorrisos ainda podem ser parte de suas vidas hoje", enfatiza. Além de realizar "sonhos" (que cobrem uma vasta gama de desejos - a partir de um par de meias vermelhas de encontro com uma celebridade em particular ou ícone do esporte e uma série de objetos e experiências entre eles -, a organização também facilita experiências em todo o país para cerca de 6.500 crianças anualmente. Estes incluem projetos como acampamentos de fim de semana, passeios, Capitão Coragem para os meninos e Rainha por um dia para as meninas. A Jabulani Unido vê chegar para um Sonho artistas que visitam pacientes jovens no hospital, em um esforço para trazer um pouco de calor, entretenimento e alívio cômico para lidar com a doença. Para saber mais sobre como doar, apoiando alcance para unidades de captação de recursos de um sonho, ou se envolver como voluntário, acesse o site da Fundação: www.reachforadream.org.za.
Abaixo, conforme mencionado no início da postagem, cenas do filme Sociedade dos Poetas Mortos, de Peter Weir, que remetem ao vídeo sobre Sam, no que tange a acreditar em seus sonhos, seja estando com alguma doença fatal, seja cursando uma escola de ensino tradicional, como o filme retrata, em que alguns professores seguem a risca o livro didático, outros, mesmo arrancando páginas destes, propõem novas visões de mundo, a partir da autorreflexão, como a cena demonstra, com os jovens diante do myural de fotos da escola, dos ex-alunos, que também foram jovens como eles, tiveram sonhos e hoje são "alimento para minhocas".
Trata-se de edição de cenas do referido filme, mesclada com versos do poema Ó Capitão! Meu Capitão!, do poeta estadunidense Walt Whitman, de seu livro Folhas de Relva, para motivar e refletir sobre o saber "aproveitar o dia" (carpe diem) e a própria vida, acreditando igualmente em seus sonhos.



Abaixo, cena clássica, final do filme Dead Poets Society, em que os alunos se levantam e sobem na cadeira para saldar o professor progressista, que é expulso da escola, por conta de seus métodos pouco ortodoxos: "Ó Capitão! Meu Capitão!".



Nenhum comentário:

Postar um comentário