terça-feira, 4 de junho de 2013

O último tricô: animação sobre Gestão Escolar



O vídeo acima, O último tricô, foi indicação via Facebook do colega e amigo Julio Sosa, educador de Rio Grande, RS, Brasil e editor do Blog do Prof. Julio Sosa.
Trata-se de uma ótima animação, na versão legendada, para ser utilizada como vídeo motivacional na questão da gestão escolar, mostrando uma mulher tricotando sem parar. Uma metáfora da educação, do tricotar com lã, com o cabelo, com as possibilidades... Sempre digo que devemos procurar as condições ideais de trabalho (seja remuneração digna, infra-estrutura, formação continuada, condições adequadas de exercício da profissão, número razoável de alunos por turma, tempo para preparação, discussão e avaliação das atividades etc), mas sem esquecer das possibilidades do meio, e da realidade local e social... Nem sempre quantidade representa qualidade.
Enquanto não atingimos o ideal, precisamos lidar com as possibilidades, ainda mais em se tratando de TIC - tecnologias da comunicação e da informação, pois o que é moderno e avançado hoje, daqui seis meses já tornou-se obsoleto, diante do consumismo e da obsolescência programada do próprio mercado. Há alguns anos (início anos 1990) chegaram os laboratórios de informática às escolas, anos depois (primeiros anos do século XXI), os primeiros notebooks, agora chegam os tablets... Mas a metodologia ainda requer uma adequação a estas novas tecnologias, para que não seja o mero substituir de um equipamento pelo outro, mantendo a mesma mecânica, o mesmo tricotar...
A questão do uso das TIC na educação, mais do que uma cobrança de alunos sobre os professores, requer um planejamento estratégico dos gestores escolares e públicos, para que o sistema de ensino (do distribuir máquinas e formar pessoas), promova uma integração sem forçar uma padronização, pois cada escola tem a sua realidade social, que deverá ser levada em conta quando da implantação de projetos pedagógicos que usem ou não as TIC e mídias digitais e sociais.
O tricô pode ser considerado como metáfora da rede, mas de uma rede individual que precisa se socializar, mostrar ao mundo o seu tricotar, para que outros conheçam e repliquem o que for possível de adaptar à sua realidade escolar, social e local.
Enquanto gestão escolar (e pública), há que se pensar no entrecruzar de teoria com a prática, para que os projetos, apesar de bem elaborados, possam também ser bem executados, levando em conta a realidade de cada local.

9 comentários:

  1. Pessimo video pra ser usado como motivaçao de professor. Afinal a mulher tricotou tanto pra coisa alguma. Quer dizer q nos professores estamos perdendo nosso tempo num trico q nao vai servir pra nada, afinal vou usar ate meus cabelos pra q ele caia num buraco sem fim? Se ela tricotasse pra tirar alguem do buraco, pra ser uma ponte ou q ele pelo menos servisse para aparar a queda dela no absmo assim iria motivar. Ai so diz q nao vale de nada tanto sacrificil,no fim vc termina sem ate seus cabelos!

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    1. Penso que o vídeo não deve ser olhado pelo prisma da motivação, mas sim para se fazer uma análise do trabalho que realizamos. Estabelecendo um parâmetro com a concepção da escola pública nota-se que a diretora, ou professora realiza um trabalho centrado em si mesma, não explora as possibilidades do coletivo. Não podemos desmerecê-la , pois de fato luta muito e vai ao extremo de suas forças. Realizando a leitura das imagens, podemos perceber e situar a professora em um contexto que não há gestão democrática. Se faz necessário rever nossas práticas, estabelecer uma relação dialógica em que todos sejam chamados a participarem. O processo educacional hoje exige a participação de todos. Não precisamos de motivação e sim de clareza para atuarmos.

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    2. OI, Maria Inez, todo trabalho coletivo é fruto também de um "artesanato" individual... o vídeo é apenas uma metáfora retratando uma figura... trouxe apenas como reflexão minha.... SE mostrarmos para um grupo de 30 pessoas, como sendo acima de tudo, obra de arte que adaptei à reflexão pedagógica, provavelmente cada um a interprete de seu jeito. Ou fiz do meu, você do seu... O vídeo logicamente não explora as possibilidades que cogitas, pois não foi feito para esse fim, eu que fiz uma interpretação livre e voc~e fez outra em cima da minha :-) Um abraço

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  2. Pessimo video pra ser usado como motivaçao de professor. Afinal a mulher tricotou tanto pra coisa alguma. Quer dizer q nos professores estamos perdendo nosso tempo num trico q nao vai servir pra nada, afinal vou usar ate meus cabelos pra q ele caia num buraco sem fim? Se ela tricotasse pra tirar alguem do buraco, pra ser uma ponte ou q ele pelo menos servisse para aparar a queda dela no absmo assim iria motivar. Ai so diz q nao vale de nada tanto sacrificil,no fim vc termina sem ate seus cabelos!

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    1. Recomendo ler minha resenha antes... E não ler as imagens de forma literal... É uma metáfora e deve ser compreendida como tal.

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  3. Na minha visão, a gestão é um construir e descontruir. Nada está pronto, inacabado. O gestor terá que se desdobrar para fazer o melhor.

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    1. concordo, até pelo fato de que Paulo Freire dizia em sua Pedagogia da Autonomia que "educar é ter a consciência do inacabamento", até mesmo o professor deve estar sempre em eterna formação, atualização... abraços,

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  4. Faço uma comparação deste vídeo com a falta de planejamento do Professor. Um professor para saber onde chegar deve planejar. No vídeo a Senhora tricota sem parar, sem saber onde quer chegar, improvisa e chega até perder os cabelos. Não analisa o caminho percorrido , os equívocos,os avanços, vai fazendo no automático sem saber onde quer chegar sem ter objetivos.

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  5. De imediato podemos analisar que se trata de uma atividade solitária e com poucos recursos a sua volta. A paisagem é inóspita, sem outros atrativos. Sua atenção, determinação e energia está totalmente voltada para a tarefa. Nada mais importa ou chama sua atenção, nem mesmo a possibilidade de perder a vida, caindo no abismo.

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