terça-feira, 11 de junho de 2013

Cineasta com paralisia infantil cria animação sobre deficientes físicos (arte, cultura e sociedade)



O vídeo acima, Episódio Piloto - As Aventuras de Léca e Seus Amigos, foi indicação via Twitter do colega e amigo Robson Garcia Freire, educador do Rio de Janeiro, RJ e editor do premiado blog educacional Caldeirão de Ideias.
Trata-se de depoimento de Paulo Henrique Machado, 45 anos, deficiente físico, que desde sua infância mora e é paciente do Hospital das Clínicas devido à paralisia infantil. A série retrata sua experiência juntamente com sua companheira de quarto e de vida, Eliana Zagui, Léca, também residente no hospital desde muito cedo, pelo mesmo motivo. Paulo e Eliana, que moram no Hospital de Clínicas de São Paulo desde criança, lá também efetuaram seus estudos, foram alfabetizados, e, atualmente, através de portal virtual iniciaram uma campanha para a arrecadação de fundos para a produção de episódio piloto da série de animação As Aventuras de Léca e Seus Amigos, que será protagonizada por personagens cadeirantes.
A série que terá 12 episódios de 13 minutos cada, é uma ótima iniciativa, não apenas artística e cultural, mas educacional e social, já que, conforme matéria: "Voltado ao público infantil, o programa visa transmitir uma mensagem de inclusão e valorização das diferenças da forma mais natural e genuína possível, isto é, por meio do tato,do diálogo e principalmente expondo e encarando as dificuldades existentes como elas realmente são, sem qualquer contorno de culpa, caridade, ou vitimização."
Com um orçamento estimado em 120 mil reais, através da colaboração de diversas pessoas, via portal Catarse, antes do prazo final, foram arrecadados valores superiores ao solicitado, o que demonstra que quando a ideia é boa e as pessoas são autênticas e engajadas em um trabalho diferenciado, há sempre espaço para a colaboração. E é uma lição que a escola e a sociedade precisam observar, pois projetos de trabalho que sejam extensão de um projeto maior de vida, sempre terão o apoio de outras pessoas que se identifiquem com esta ação.
No caso, tanto de Paulo como Eliana, a arte os uniu, além de sua limitação física, ou seja, a arte gráfica, a literatura e as artes plásticas. Duas grandes lições de vida, para aqueles que se acham incapazes de utilizar a tecnologia no ambiente escolar e familiar.
Dois vídeos para refletir sobre a condição humana, acima das limitações físicas e/outras que possamos ter, enfrentando os desafios e dando asas à imaginação, como bem fazem Paulo e Eliana. Motivador e revelador.
Conforme dados do projeto: "A verba será destinada à equipe e à estrutura que irá ajudar Paulo em todo processo de produção 3D, além da realização de uma dublagem de qualidade, da pós-produção do filme e de toda logística para que o produto final esteja em mãos (autoração e gravação de dvd, capa, envios, entre outros componentes)."
Abaixo, vídeo sobre o livro PULMÃO DE AÇO - Uma vida no maior hospital do Brasil, escrito por Eliana Zagui, que conta sua história de vida de inspirou a Paulo Henrique a elaborar a referida animação.



Apresentação vídeo acima:

O programa Caminhos Alternativos de (24/03/2012) trouxe a história de Eliana Zagui e Paulo Henrique Machado que vivem há quase 40 anos num quarto da UTI do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas em São Paulo.
Paulo Henrique Machado reside no Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP desde que tem um ano de idade, devido à sequelas sequelas da Paralisia Infantil que, sendo radical, paralisou grande parte de seu corpo, obrigando-o a depender de aparelho de respiração artificial. Aprendeu a ler e a escrever, completando o Ensino Médio, no próprio instituto. Com perfil de pesquisador, Paulo Henrique estuda como autodidata, há 21 anos, informática e toda a área de software; se especializou na área de audiovisual (incluindo plataforma 2D e 3D). Como designer, desenvolveu campanhas e websites para empresas e profissionais liberais na área da saúde. Com a finalidade de produzir curta-metragens e sua série animada, especializou-se no programa 3D Autodesk Maya, e na concepção de roteiros, ambos pelo Senac.

Nenhum comentário:

Postar um comentário