quinta-feira, 26 de junho de 2014

Google Gesture: Projeto fictício de alunos sobre pulseiras que traduzem linguagem de sinais em fala, através de aplicativo para celular


Google Gesture from Berghs School of Communication on Vimeo.


O vídeo acima, Google Gesture, descobri via site Gizmodo e trata-se de incrível projeto ainda FICTÍCIO do Google (Gesture = Gesto), de criação de pulseiras que identifiquem os gestos da Linguagem de Sinais, através da movimentação dos nervos dos braços, pulsos e mãos, traduzindo-os em expressões e palavras usuais, como um tradutor digital.
Levando em conta que a maioria das pessoas não entende a linguagem de sinais, tal iniciativa promove a inclusão dos ouvintes no mundo dos surdos, promovendo a interação e a comunicação universal. Ou seja, unindo a tecnologia e a sociedade, alunos de Comunicação (Ludwig Hallstensson, August Östberg and David Svedenström), imaginaram um conceito original e criativo para um suposto aplicativo de tradução da Língua de Sinais integrando ao Tradutor de Idiomas e sistema de voz do celular. Um recurso que, quem sabe um dia, possa ser utilizado telefones celulares em tempo real, independente do idioma que o surdo utilize para se comunicar com o ouvinte. Um recursos que facilitaria e muito o intercâmbio cultural e a inclusão social.
Conforme informação do Gizmodo:
"Uma equipe de estudantes de publicidade teve uma ideia engenhosa para traduzir linguagem de sinais em fala: pulseiras eletrônicas que medem a atividade muscular do usuário, reconhecendo os gestos e traduzindo-os em voz através de um dispositivo Android.
Este conceito ganhou o prêmio Future Lions, concedido no Festival de Publicidade de Cannes a estudantes universitários. No entanto, ele é totalmente fictício: este não é um projeto real do Google… mas não está tão distante da realidade.
Os alunos da Escola de Comunicação Berghs, na Suécia, imaginaram o conceito Google Gesture. A pessoa usa duas pulseiras eletrônicas que medem a posição do braço e leem os impulsos nervosos dos músculos da mão e do braço, para assim reconhecer e registrar gestos. As pulseiras enviam essas informações para um aplicativo Android, que traduz os sinais usando a voz do celular.
Mas uma pulseira consegue ler os gestos do seu braço? Sim! Um exemplo disso é a MYO [vídeo abaixo], esta braçadeira detecta o movimento dos músculos através da eletromiografia, que detecta a atividade elétrica produzida pelos músculos. Combinada a alguns sensores de movimento, a MYO sente o que você está fazendo com suas mãos e braços.
Você pode ver uma demonstração dela abaixo. Talvez um dia, com esse tipo de tecnologia, o reconhecimento de voz chegue muito além da palavra falada.

Ainda que só seja, por enquanto, ficção, o projeto mostra as possibilidades sociais da tecnologia, principalmente se pensarmos que até algumas décadas atrás, o próprio fone celular (hoje tão comum e parte quase integrada ao corpo humano de alguns, objeto inseparável de seu usuário) era também um conceito de pura ficção científica.
Abaixo, o vídeo anteriormente citado, de dispositivo real de controle gestual, chamado Myo - Wearable Gesture Control from Thalmic Labs:



Nenhum comentário:

Postar um comentário