sábado, 21 de junho de 2014

O computador apagou (curta satírico que serve a reflexão educacional e social)




O vídeo acima, Peter's Computer (O Computador de Pedro), é um curta-metragem dirigido por Nicholas Gurewitch e Albert Birney, que logicamente brinca com a questão do usuário diante do maquinário, mais precisamente um usuário idoso, sem conhecimento de sua manipulação.
Serve para refletirmos não apenas sobre o choque de gerações, mas justamente também pensar que se pessoas idosas têm dificuldades para manipular tecnologias atuais, assim também ocorre com crianças e jovens quando colocados diante de tecnologias ultrapassadas, que hoje são peças de museu, como mimeógrafo, máquina datilográfica, compact disc, videocassete, retroprojetor etc.
Evidente que novas tecnologias requerem novas metodologias para sua utilização, além de capacitação continuada de educadores para seu uso pedagógico e não apenas recreativo, junto aos alunos.
Há que se mudar esta lógica de pais e avós dependerem demais de filhos e netos na manipulação de equipamentos eletroeletrônicos; assim como fazer os alunos criarem conteúdo educacional junto com seus professores, cada qual compartilhando com o outro suas descobertas. O aluno sabe como ninguém manipular a máquina e o educador deve pensar, propor formas educativas de sua utilização no ambiente escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário