quinta-feira, 12 de junho de 2014

A canção do Bullying: dois garotos cantam rap e emocionam a todos com sua criatividade




O vídeo acima, Garoto supera bullying e da show de talento - Bars Melody, descobri através de indicação indireta via Twitter do Nerd Pai, editor do NerdPai: o blog do pai nerd, uma bela iniciativa de um pai que acompanha as descobertas de seu filho.
Conforme apresentação do Nerd Pai, Bullying Song trata-se de apresentação de dois garotos, Charlie e Leondre, amigos de escola que formam o grupo vocal Bars & Melody, no Britain's Got Talent, cantando um Rap de própria autoria, inspirado em situação real, vivida por Leondre.
Um vídeo comovente que inicia com a história de vida dos garotos, em especial, Leondre, que conta sua experiência com o bullying e como a música o ajudou a superar tal situação. Depois a beleza da voz dos garotos, destacando a de Charlie, e uma letra forte, bela e inspiradora. Não há como não se emocionar.
Vejam abaixo um fragmento da canção:

“Por que você me faz cair no final do dia
Eu não pedi para nascer, mas agora eu tenho que pagar
Eu não tenho nenhum dinheiro leve tudo o que tenho
Quando eu dou, você revista minhas malas
Eu me sinto com muito medo quando você me cala
Você me chuta, me empurrar e me jogar no chão
Quando eu lhe pergunto, o que eu fiz
Você me bate de novo e começa fazer pouco da minha mãe"


Leondre tem uma mãe personal trainer e um pai pedreiro, e Charlie possui uma mãe merendeira (cozinheira na escola) e o padrasto é empresário. Leondre tem como inspiração a cantora Alicia, que faz parte do júri do evento. E um dos jurados, durante esta apresentação inicial, promove uma interação e empatia com os garotos, simulando falar como um rapper. Momento hilário.
A canção é uma adaptação de música de Hope de Twista e Faith Evans, com letra anti-bullying de Leondre, inspirado em sua vivência na escola.
Dar vez e voz ao filho e aluno, seja em casa como na sala de aula, utilizando a arte como forma de expressão, não apenas artística e cultural, mas histórica e social, é uma das grandes ferramentas que o educador do século XXI - seja pai ou professor - deve incorporar ao seu fazer pedagógico e humano... Afinal, todos nós , ora aprendemos, ora ensinamos, ora somos educadores, ora educandos.
O refrão da música diz para sermos esperançosos, e eu tenho muito esperança de que um dia a arte e a cultura façam parte do fazer pedagógico de alunos e educadores, pois esta geração, sempre digo, é audiovisual e tem na arte uma forma de linguagem e de expressão, que o digam Charlie e Leondre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário