domingo, 22 de junho de 2014

Questão pedagógica: Entre o discurso e a prática (animação crítica e humorada)




O vídeo acima Questão Pedagógica, descobri no Facebook e trata-se, logicamente, de humorada charge e animação, de Maurício Ricardo, em forma de crítica entre o discurso e a prática, se formos levar tudo ao "pé da letra".
Se transpormos literalmente um contexto teórico e acadêmico para um contexto prático e cotidiano, sem as devidas adaptações, constatações, avaliações e estratégias, poderemos agir como a hipotética professora que, depois do aconselhamento superior, atuou rigorosamente como lhe foi dito (só que incorporando por demais jeitos e trejeitos daquele universo contraditório).
Entretanto, piada à parte, a crítica evidencia a situação complexa que muitos educadores enfrentam em seu cotidiano profissional, muitas vezes se achando isolados e impotentes diante de desafios e cobranças cada vez maiores como drogas, violência, descaso de alunos, omissão de pais e/ou responsáveis, pressão da própria sociedade...
Um vídeo para debater o papel social do educador, que antes de tudo é o de formador - passando instrução e conteúdos, mais do que resolvendo problemas sociais extraclasse -, embora muitas vezes atue acessoriamente como psicólogo, enfermeiro, pai substituto, terapeuta ocupacional etc.
A grande questão pedagógica em uma escola é (ou deveria ser de) como passar instrução, conteúdo, preparando o aluno para vida, através de didática e metodologia adequadas, dentro de um contexto tão complexo como o que vivemos atualmente.
Mais do que nivelar a discussão e as estratégias por baixo, há que se pensar formas enquanto instituição de ensino, e não apenas professores por si só, mas ações efetivas que comprometam pais e alunos, gestores educacionais e públicos, a comunidade, o ministério público e demais entidades para a resolução de problemas muito mais do que matemáticos, mas éticos, morais e sociais...
Sem o comprometimento da sociedade, cada vez mais o discurso ficará desassociado da prática, ou a prática cada vez mais associada a meios pouco condizentes com a melhoria de alunos, da educação e da própria sociedade...
Há que se tentar criar uma rede social educacional, envolvendo todas os órgãos e entidades que direta ou indiretamente têm vínculos e/ou responsabilidades com a Educação, sejam públicas ou privadas, jurídicas ou políticas...
Afinal, como o Educa Tube sempre destaca: educação é universal, ainda que particular, e as fronteiras federais, estaduais e municipais são apenas de ordem administrativa; o ato de educar é algo acima de fronteiras e deve sempre aproximar as pessoas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário