domingo, 29 de junho de 2014

O Ponto, a Linha e o Romance Matemático do Ponto e da Linha




O vídeo acima, O Ponto, foi indicação via Facebook da colega e amiga Elis Zampieri, educadora de Curitibanos, SC, Brasil e editora do blog Sobre Educação.
Trata-se de interessante animação sobre uma menina, chamada Vashti, que um dia na aula de arte recebe uma folha de papel em branco. A intervenção da professora desperta a imaginação da aluna que pensava não saber desenhar, entretanto, esta faz um simples ponto e apenas assina o nome. No dia seguinte, a folha com ponto foi emoldurada numa tela pela professora, e colocado em sua sala para os demais alunos verem. Estimulada, Vashti usa as cores, continuando a fazendo outros pontos coloridos, de várias cores e tamanhos. Um dia, ocorre uma exposição da escola. E a aluna passa a replicar com outro menino o que fizeram com ela... Este, ao invés de um ponto faz apenas uma linha, Em seguida, Vashti pede ao menino que assine e assim reinicia uma nova história entre o ponto e a linha.
Um vídeo que serve para motivar e refletir sobre o papel de incentivador do professor com seus alunos, entre pontos, linhas e narrativas de vida.
Vejam também, logo abaixo, um romance matemático elementar, um curta-metragem intitulado O romance do ponto e da linha:



Apresentação do referido vídeo no You Tube: "'O Ponto e a Linha' é um filme de animação dirigido por Chuck Jones (1965) e baseado no livro homônimo de Norton Juster (1963). O título deste livro é uma referência óbvia ao livro Flatland: Um Romance de Muitas Dimensões de Edwin Abbott.
O que pode fazer uma linha reta quando se apaixona por um ponto volúvel? Como reagir perante a adversidade de um amor não correspondido? Poderá a linha reta mudar de direção? Quais são as potencialidades de uma linha com muita perseverança? Como uma linha pode se exprimir?"

E, para finalizar, já que abordamos O Ponto, também uma breve história (criativa e divertida animação) sobre A Linha:



Nenhum comentário:

Postar um comentário