quarta-feira, 18 de junho de 2014

Educar, a arte de fazer dançar a vida no coração, por José María Toro




O vídeo acima, Educar, el arte de hacer danzar la vida en el corazón, de autoria de José María Toro, professor, escritor, formador e conferencista, descobri por acaso no You Tube e é uma bela edição de imagens, ideias e canção.
De fato, educar é como uma arte, de dançar e encantar o corpo e a alma... E como o texto indica: "não há dança sem bailarinas", assim como digo que não há educação sem professores.
O dançar e o educar têm suas semelhanças. Se "a dança é a pintura dos movimentos", educar é fundir todas as artes, do "executar e do contemplar", unindo teoria e prática.
A dança como um ritual cotidiano, e pensar a educação como tal função ritualística é papel do professor, pois precisa sim encantar o aluno, sabendo de antemão que em casa sala de aula temos grandes pintores, dançarinos, escultores, cantores, músicos a serem descobertos.
Como demonstra o texto: "Não se trata de utilizar a dança como uma atividade a mais em sala de aula, mas ensinar aos alunos a bailar letras, números e ideias", exercitando sua imaginação, afinal, somos todos artistas, ou temos alguma aptidão para alguma expressão artística. E a arte é uma linguagem universal que pode conectar professor e alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário