domingo, 1 de junho de 2014
Mass Bolero: a arte em toda parte e o futuro da sociedade
O belíssimo vídeo acima Mass Bolero, descobri via Twitter de Helena Neviani, de Ribeirão Preto, SP, Brasil, autora do blog Bê Neviani.
Trata-se de uma ideia original de criar um projeto coletivo e comunitário, para homenagear dois dos maiores ídolos da cidade inglesa de Notthingham, justamente os atletas olímpicos Torvill e Dean, que há 30 anos ganharam a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Sarajevo, dançando a canção Bolero de Ravel.
Este projeto foi Foi concebido e dirigido por Fiona Buffini, Diretora Associada do Nottingham Playhouse, em parceria com Dance4, Confete Media Group e Spool.
Um vídeo estrelado por centenas de pessoas de toda a cidade, de todas as idades, cores, profissões, sexos, em uma celebração unindo dança, esporte e sociedade.
Para gravação do mesmo foram necessários mais de dois meses, mais de 25 grupos comunitários diferentes que foram ensinados e coreografados para realizar sua dança nas ruas, escritórios, escolas e outros espaços públicos e privados em toda Nottingham. Esses fragmentos foram perfeitamente editados para recriar toda a dança, juntamente com suas ovações e dezenas de "6", previsto para a trilha sonora original da BBC e os comentários de há 30 anos.
Uma iniciativa que demonstra o poder da arte e da cultura em uma sociedade, e que bem poderia, dadas as proporções, ser feita em uma pequena comunidade escolar, valorizando aspectos, fatos e pessoas daquela localidade, levando em conta a reunião, movimentação e colaboração de toda uma coletividade.
Para uma geração audiovisual como a atual, em que dança, música, esportes etc são parte de sua identidade de grupo, projetos assim, com certeza, conseguiriam apoio, adesão e interpretação.
O futuro da sociedade e da educação, o Educa Tube tem reiterado, está em projetos locais que se tornem universais, em atividades coletivas de trocas de experiências, digitais ou não...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário