domingo, 8 de junho de 2014

Epecuén: o trágico e o mágico de uma cidade fantasma e o poder da imaginação




O vídeo acima, Epecuén, descobri no You Tube e trata-se de bela exploração do ciclista Danny MacAskill pela cidade de Epecuén, na Argentina, em 2014.
Um vídeo com direção e edição de Dave Sowerby, apresenta primeiro Pablo Novac, residente remanescente desta cidade abandonada, que ficou submersa por 25 anos, passeando de bicicleta pelas ruas, contando um pouca daquela história.
Depois, Danny, um ciclista de competição e exibição, faz seus malabarismos sobre duas rodas, pela cidade esquecida.
As imagens, saltos, aliadas a uma bela trilha sonora (Nightwolves de Farewell e Long Highwat de The jezabels), mescla justamente o trágico com o mágico daquela situação.
Um ótimo material para falar de memória e esquecimento, vida e morte, história e arte, esporte e educação, meio ambiente e ciclismo, etc.
Vejam também abaixo, de Danny MacAskill, o genial vídeo Imaginate (Imaginação), que é um curta-metragem que trabalha com questões como imaginário infanto-juvenil, ciclismo, esportes, memória, lembrando cenas do antigo seriado de televisão "Terra de Gigantes", com dados, clipes, figuras geométricas e brinquedos em tamanho imenso, diante de um jovem ciclista que relembra suas histórias de infância e dá vida literalmente a elas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário