sábado, 14 de junho de 2014

Educar é como aprender e ensinar a nadar: bebê dá uma aula de mergulho




O vídeo acima, Bebê linda nadando, descobri nas redes sociais e serve para uma breve reflexão sobre o poder da educação, comparando-o ao ato de educar ao de aprender e ensinar a nadar.
Conforme apresentação do vídeo no You Tube, trata-se de uma bebê de um ano e nove meses que se chama Arabele aprendeu a nadar no centro de natação Aura Keskus, na Estônia.
Não dá pra saber se a mulher na borda da piscina e o homem dentro da mesma são pais da menina (provavelmente) ou seus instrutores, mas para fins pedagógicos, penso que este vídeo serve para mostrar de forma didática como "educar é como aprender e ensinar a nadar", em que os adultos servem de guias e as crianças os aprendizes.
Educar não é cercear mas estar próximo, quando necessário, como apoio; não é impedir mas incentivar as descobertas...
Algo que lembra citação da escritora Clarice Lispector que serve como uma metáfora da natação e do viver: "Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."
No caso dos educadores, sejam pais ou professores, incentivar mergulhos na informação que gerem conhecimento mútuo, é um dos caminhos da educação e da vida em sociedade, pois ambos acabam ensinando e aprendendo uns com os outros. As crianças da atual geração nos ensinam como aprender sem medo - como no caso do mergulhar numa piscina funda, como se fosse algo simples e divertido, como é...-, enquanto nós, adultos, ensinamos aos mais novos parte de nossa experiência de vida...
A água é um elemento terapêutico, esportivo e também educacional, pois a natação exercita toda a musculatura do corpo, é considerada de baixo impacto e relembra nossa vida intrauterina.
O mar e o amar, tem muito a ver com o ato de viver e de educar: a água e a vida. A água é vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário