quinta-feira, 31 de julho de 2014

Arranquem a Introdução! Uma cena emblemática do cinema transposta para a educação




O vídeo acima, Arranquen la introducción, trata-se de cena antológica do filme Sociedade dos Poetas Mortos (1991), de Peter Weir, que conta a história ficcional de um ex-aluno de escola tradicional dos anos 1950, nos EUA, que retorna como professor de Literatura e surpreende a alunos, professores e direção da instituição de ensino por conta de seus métodos progressistas.
Ainda que seja ficção, é emblemática esta cena em que o professor, em sua primeira aula, pede a sua turma que arranque não só uma página, mas toda a introdução de um livro, espécie de manual de crítica literária que ensina como analisar uma poesia seguindo métodos rígidos como métrica, como seu poesia fosse uma ciência exata.
Mais que isso, o professor Keating contesta e desafia a metodologia antiquada de escola com seu gesto inusitado. Os alunos que têm empatia com o professor, fazem de forma imediata, por diversão, enquanto aqueles que não tem simpatia por ele, o obedecem também pelo respeito que todo professor deve ter. Apesar de tudo e até prova em contrário, o professor ainda é referência para o aluno. E um destes educandos é mero copista, anotando em seu caderno os rabiscos do professor no quadro, sem entender o sentido irônico daquele gesto.
A cena é didática e serve justamente para que se leve em conta que o livro e todo material didático - seja impresso ou atualmente, digital - é uma ferramenta a mais no processo de ensino-aprendizagem, mas não uma Bíblia que deve ser levada ao pé da letra, de forma rígida, sem contestações.
O gesto fictício do professor também ficcional nos serve para refletir sobre o papel social do educador, fazendo o aluno se sentir vivo dentro do processo de informação que gere conhecimento.
Este filme é fantástico por ter, não somente esta cena, mas diversas imagens e mensagens que podem e devem ser utilizadas na educação, como aquela em que alunos sobem nas mesas da sala de aula, a pedido do Senhor Keating, para poder ver melhor a "paisagem". Cena esta que emociona, e que não entro em maiores detalhes, recomendando sua assistência àqueles professores que ainda não viram o referido filme.
Como bem destaca Enrique Antonio Mena Caviedes, nos comentários do vídeo no You Tube: "Esta es la diferencia entre "Directivo" y "Líder". Pritchad es un directivo: Todo lo cuantifica. Le preocupa más la técnica que el contenido. Keating (Todo Gran Poeta) es un Líder: Todo lo significa. Se ocupa del contenido, más que de la técnica. Unos se dedican a la mantención del status quo, otros los rompen para crear un Nuevo Mundo".
Pritchad, no caso, é o professor e teórico que trata a análise poética como ciência exata, enquanto o novato Keating é o professor que humaniza esta análise crítica de um poema.
O Educa Tube sempre gosta de salientar que há grandes distinções entre o novo e a novidade, o antigo e o antiquado. Nem todo método antigo é antiquado, asism como nem toda a novidade (seja tecnológica ou pedagógica) é de fato algo novo, inovador.
O novo é aquilo que evidentemente deixa a antiga prática antiquada; e a novidade é aquele método, ferramenta, equipamento que nem sempre suplanta de forma irreversível, o que antes era moderno. Um exemplo disso na educação ainda é o projetor multimídia, vulgo datashow, que se for usado apenas para passar slides de forma convencional, como fazia o retroprojetor com suas transparências, é apenas novidade enquanto forma, mas nada inovador enquanto conteúdo.

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