quarta-feira, 27 de maio de 2015

"O ser humano é falho, hoje mesmo eu falhei, ninguém nasce sabendo": Clipe que parece Curta




O vídeo acima O Homem Que Não Tinha Nada trata-se de clipe de Projota com participação especial de Negra Li e é um ótimo material para reflexão e remete a projeto que o editor deste blog educacional batizou de CLIPES QUE PARECEM CURTAS, justamente pela narratividade através de imagens e a mensagem que delega ao espectador e leitor visual.
É um comovente videoclipe que retrata a realidade de boa parte da sociedade, às vezes marginalizada, que tem sua vida rotulada por quem (por preconceito, desinformação, discriminação) desconhece o mundo ao redor.
Um vídeo para serem observados pequenos detalhes como a palavra "Lost" pichada na parece, o consumo de drogas, e outos mais que uma turma pode perceber neste letramento visual e contextualização artística, histórica, cultural e social.
O próprio refrão "O ser humano é falho, hoje mesmo eu falhei, ninguém nasce sabendo" serve a diversas reflexões entre professores e alunos, pais e filhos.
Além disso e ótimo dueto entre Projota e Negra Li, a dureza da vida refletida e a leveza das vozes repercutidas...
Um clipe que dialoga com outro que já foi destacado pelo Projeto Clipes que parecem Curtas, o vídeo Minha Alma, da banda O Rappa, utilizado de forma intertexual com fragmentos do livro O Cortiço, de Aluízio Azevedo, um clássico da literatura brasileira, material que pode ser visto no link abaixo, bem como o referencial teórico, lista de vídeos utilizados e reflexão sobre o projeto acima mencionado:

Minha Alma (A paz que eu não quero): clipe que parece curta

Clipes que parecem Curtas - Projeto unindo mídias, literatura e língua portuguesa

"O homem que não tinha quase nada, tinha muita fé", diz a canção e nós, educadores, professamos diairiamente uma fé na educação, no ato de educar, apesar dos pesares, muitas vezes sendo motivados uns pelos outros... Todos falhamos, somos humanos. Ninguém nasce sabendo, por isso a necessidade das trocas de saberes, das dúvidas e certezas, da formação continuada e tudo mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário