terça-feira, 5 de maio de 2015

Nada substitui um bom professor, por António Nóvoa


Querido Mangabeira Unger, sente-se, assista, reflita e depois rasgue seu plano de escritório e DEFENDA O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. #FicaAdica!!!"NADA SUBSTITUI UM BOM PROFESSOR!" By: ANTÓNIO NÓVOAAjude nossa luta: Curta nossa página •••► https://www.facebook.com/carreiradeprofessor ◄•••

Posted by Em defesa da Carreira Nacional de Professores da Educação Básica on Segunda, 4 de maio de 2015


O vídeo acima, Nada substitui um bom professor, descobri via facebook do colega e amigo José Carlos Antonio, educador de Santa Bárbara do Oeste, SP, Brasil e editor do ótimo blog Professor Digital.
O referido vídeo trata-se de excerto do Seminário Mais Sucesso, realizado pelo projeto Fênix em 2011, com a fala do educador António Nóvoa, de Portugal.
Nóvoa faz um apanhado das expectativas educacionais dos anos 1970, 80 e 90 e de forma didática e crítica analisa as propostas corrente e recorrentes destas épocas e valoriza a figura do professor.
Um ótimo material para um debate nas escolas sobre o papel social do professor diante dos avanços tecnlógicos que requerem mundaças metodológicas, sem esquecer que as TUC, mídias e redes sociais são apenas acessórios neste processo, e que o educador é o capital humano essencial para a boa formação dos alunos e de uma comunidade.
Algo que me lembrou frase do padre Marcelo Rossi, que envolve justamente educação e tecnologia, quando em programa esportivo de TV, como entrevistado por ser desportista, declarou que "Vivemos num mundo com muita informação e pouca formação".
E neste contexto, cada vez mais investir na formação e capacitação continuada de professores que são os formadores dos alunos é um dever de toda a sociedade, através dos gestores escolares e os gestores públicos.
Por mais sofisticadas que sejam as máquinas, elas por si só e toda a inteligência aritifical que possam ter, jamais substituirão a intuição, o afeto, a experiência de vida, a solidariedade e a dedicação de um bom professor e ótimo profissional do saber...

Nenhum comentário:

Postar um comentário