quinta-feira, 7 de maio de 2015

Qual tipo de professor que você é? Exercite a autocrítica!


Muito bom!Conhece algum professor assim?+ vídeos: http://bit.ly/1k0dyUv

Posted by Grupo DeFato on Terça, 5 de agosto de 2014


O vídeo acima, encontrei na rede social e é uma divertida encenação dos diversos Tipos de Professores que se pode encontrar no ambiente escolar, alguns caricatos, outros nem tanto.
Um bom material para um exercício de autocrítica, afinal, mesmo o bom educador já teve um ou mais professor(es) que poderia(m) se encaixar nestes perfis.
Como sempre digo: domínio de classe se consegue com domínio de conteúdo, de adequada metodologia e didática, pois a tecnologia só é aliada daquele que sabe planejar atividades adequadas a cada meio. Se o equipamento utilizado traz em si o conceito da portabilidade e mobilidade, usá-lo do forma fixa, rígida, tradicional, nem sempre funcionará.
Novas tecnologias, por exemplo, requerem novas metodologias para surtirem efeito, do contrário é mera substituição do mimeógrafo pelo retro-projetor e este pelo datashow e por ai vai...
Da mesma forma, deveria ser pensado e elaborado um vídeo semelhante, demonstrando também os diversos tipos de alunos e pais que existem no ambiente escolar, pois a recíproca também é verdadeira e existem figuras que parecem caricatas, mas não são.
Muitos professores devem conhecer figuras humanas que parecem estereótipos, mas infelizmente fazem parte do "ecossistema" educacional, e em cima disso exercitar essa autocrítica com alunos, preferencialmente das séries finais do ensino fundamental e do ensino médio, graduação e pós-graduação.
Aos filhos e alunos devemos repassar valores e limites. Valores das pessoas mais do que das coisas, limites das coisas e das pessoas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário