quarta-feira, 20 de maio de 2015

Viagem Fantástica: Pesquisadores criam Google Maps para o corpo humano




O vídeo acima Google Maps for the Body, descobri no portal Hypeness e trata-se de iniciativa de pesquisadores para criar um Google Maps para o corpo humano.
Atualmente, no Google Maps podemos fazer uma viagem sem sair de casa, localizando endereços, visualizando imagens de prédios, ruas, com uma riqueza de detalhes, algumas até em 3D.
Entretanto, o que o projeto prevê é algo que remete à ficção científica e a filmes como Viagem Fantástica, em que podemos viajar pelo interior do corpo humano, descobrindo seus mistérios como uma aventura do conhecimento. Imaginem essas possibilidades para dinamizar uma aula de biologia e ciências em geral. Será possível dar o mesmo zoom que se faz no Maps, mas "nos órgãos, músculos, ossos e células e entender melhor como funciona nosso sistema".
Conforme notícia:

"Engenheiros da Universidade de New South Wales (UNSW), na Austrália, revelaram uma tecnologia que permite explorar o corpo humano até o nível de uma célula individual. O 'Google Maps para o corpo' está sendo realizado através de uma técnica avançada de microscópio eletrônico. Por meio de algoritmos do Google Map, será possível fazer um tour pelas estruturas do corpo humano, dar zoom e diminuir as imagens.
Essa tecnologia ajudará pesquisadores e médicos a identificarem as assinaturas moleculares de diversas doenças, facilitando o tratamento e abrindo a porta para novas terapias e prevenções desconhecidas. 'Pela primeira vez, temos a capacidade de explorar todo o corpo e a forma como as células estão recebendo sua nutrição e como isso está tudo conectado', disse Melissa Knothe Tate, engenheira biomédica da UNSW"
.

Uma iniciativa que tem implicações não apenas educacionais, e que poderá favorecer outros setores do conhecimento.
Sempre bom lembrar que o Google Earth possui a possibilidade também de além ver imagens da Terra, visitar de forma digital a Lua, Marte, o Sistema Solar, os fundo dos mares...
Abaixo, trailer do referido filme Viagem Fantástica (1966), em que uma equipe de cientistas é miniaturizada para fazer expedição através do corpo humano em direção ao cérebro para a realização de uma delicada operação, um clássico da Sessão da Tarde:



Nenhum comentário:

Postar um comentário