sexta-feira, 22 de maio de 2015

A percepção que temos das coisas e o múltiplo olhar (digital ou não)


A GoPro Inside 21 Random Things from Burger Fiction on Vimeo.


O vídeo acima A GoPro Inside 21 Random Things , descobri na rede social e trata-se de matéria da Revista Galileu, que destaca iniciativa de um usuário do Vimeo, intitulado Burger Fiction, num exercício de alteridade surpreendente, da percepção que temos das coisas e do que as coisas têm de nós, ou nos fazer "Enxergar o mundo de outra forma com um câmera GoPro colocada em 21 lugares inusitados".
Como destaca a a revista: "No dia a dia, estamos acostumados a enxergar a realidade sob um único ponto de vista: o nosso. A percepção que temos das coisas está intimamente relacionada à forma com que nossos sentidos captam os estímulos do mundo. Por este motivo, é sempre muito interessante poder contextualizar os objetos a partir de uma nova perspectiva, e isso é um aspecto que a fotografia, e especialmente os vídeos, podem captar muito bem".
De fato, como educadores, sejamos pais ou professores, precisamos nos dar conta de que a criança e o jovem têm um outro ângulo de visão e outra noção de dimensão, a partir de seu olhar. Todos nós percebemos o mundo a partir de nosso ponto de vista e fazer com que os mais jovens percebam o contexto das coisas além de seu foco é essencial. Na primeira infância, tudo é grandioso, mágico, surpreendente, que a medida que vamos crescendo, vai alterando essa perspectiva.
Mostrar as coisas e os conteúdos, sob os mais variados pontos de vista, chama-se justamente contextualizar um tema e é fundamental ao educador do século XXI. E pode ser a partir de prosaicas trocas de posicionamento dos alunos em sala de aula, seja uma saída de campo, em torno da escola, ou algo mais inusitado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário