sexta-feira, 8 de maio de 2015

O Espantalho e a Pura Imaginação: Curta-metragem de animação


Chipotle

What do you think about this video? :)

Posted by sharpimage on Quinta, 10 de julho de 2014


O vídeo acima, Scarecrow (Espantalho), trata-se de belíssimo curta-metragem de animação, indicado via Facebbok, pela colega e amiga Marisa Barreto Pires, de Rio Grande, RS, Brasil.
O título é bem sugestivo e remete ao clássico O Mágico de Oz, do homem de lata, sem coração, o leão sem coragem, e o espantalho, sem cérebro?... Há toda uma simbologia, tanto no clássico O Mágico de Oz (1939), como em Oz: Mágico e poderoso (2013), da fazenda no Kansas e a Terra de Oz.
No curta, o espantalho trabalha para remendar armazéns da Crow Foods Incorporated (empresa de alimentos para corvos incorporações), e durante seu trabalho, é seguido de perto por corvos teleguiados, vigiando tudo. Aos poucos ele descobre que o All Natural (tudo natural), não é bem o que parece. O espantalho com crise de conciência, que prega paredes que escondem a verdade dos alimentos, antes de fechar tudo, sempre dá uma espiada para dentro e se comove com o que vê.
No vídeo há uma dura crítica ao marketing, e à desinformação que estamos expostos, sempre falar nos alimentos manipulados, os animais confinados para ganhar peso e tudo mais. (De certa forma somos O Espantalho, com um corvo eletrônico nos acompnahando os passos, pousado no ombro.)
Desencantado, o espantalho volta à fazenda, distante do centro da cidade, e recolhe alimentos saudáveis, levando-os em seu carro para vender na metrópole. E o curta termina com o personagem em uma pequena banca, vendendo sua produção, com outro slogan sugestivo: "Cultivar um mundo melhor" (cultivate a better world).
Um material que serve para atividades relacionadas à educação ambiental e da contextualização do mundo em que vivemos, e que me fez lembrar citação de Sir William Pitt, da Casa dos Lordes da Inglaterra, em 1770: "Há algo atrás do trono maior que o próprio rei".
A canção que faz parte deste belo curta de animação é a belíssima versão de Fiona Apple para a clássica Pure Imagination (do filme Willy Wonka - A Fantástica Fábrica de Chocolates), que reproduzo abaixo, em clipe que encontrei no You Tube, uma edição de imagens com cenas do filme La Belle et la Bete (A Bela e a Fera), de Jean Cocteau. Duplamente divino.



Abaixo, versão original da canção Pure Imagination (Pura Imaginação), do filme A Fantástica Fábrica de Chocolates (1971), com o ator e cantor Gene Wilder, que recentemente teve remake (2005) com o ator Johnny Deep:



Trabalhar com o imaginário infanto-juvenil e com a imaginação, articulando atividades que envolvam audiovisuais, debate de ideias e contextualização da vida que imita a arte e vice-versa podem proporcionar boas propostas pedagógicas, seja qual for a disciplina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário