sexta-feira, 10 de julho de 2015

O roteiro da vida real: Por onde você tem andado?




O vídeo acima Por onde você tem andado?, compartilhado em minha página do Facebook por João Nilceu Roig Machado de São José do Norte, RS, Brasil, trata-se de vídeo motivacional de Flávio Siqueira e propõe o roteiro da vida real: qual é o seu caminho? Essa é a sua vida? Por onde você tem andado?
Enquanto educadores, seguidamente precisamos nos fazer essas perguntas. Se somos de fato autênticos ao que fazemos e gostamos... A autenticidade aliada à simplicidade talvez sejam os maiores recursos que o educador do século XXI possa utlizar em suas didática e metodologia.
Saber usar e dosar sua bagagem de experiências enquanto aluno e agora professor, usar da intuição e conhecimento sobre o mundo do aluno; propor atividades que saiam do lugar-comum, da mesmice, que flertem com a arte, a cultura, a tecnologia, "tudo junto e misturado", podem favorecer uma sadia interação entre gerações.
Mas como o Educa Tube Brasil sempre destaca: toda crítica requer uma autocrítica, toda avaliação requer igualmente uma autoavaliação. O professor deve perceber que certas metodologias e tecnologias podem fucnionar com determinado grupo, mas não com todos os grupos; e pra isso, só experimentando, se adaptando à realidade local, adequando-se as possibilidades disponíveis.
Algo que se comunica com outra mensagem que recebi também pelo Facebook, via outro amigo Robson Freire, atribuída a Carin Zwilling, vide abaixo:

"Em algumas tribos xamânicas, se você chegar ao curandeiro se queixando de desânimo, de depressão, ele irá te fazer 6 perguntas maravilhosas e significativas:
1. Quando você parou de dançar?
2. Quando você parou de cantar?
3. Quando você parou de acreditar?
4. Quando você parou de se encantar pelas histórias?
5. Quando você parou para silenciar?
6. Quando você parou de amar?"


Respondidas essas perguntas, que sabe achemos um roteiro da vida real, a partir de nossas experiências, descobertas, duvidas a ainda serem exploradas e tudo mais. Incentivar esse espírito sonhador do aluno, adequando o conteúdo formal ao imaginário é possível e este blog tem em seus marcadores e acervo diversas propostas que podem servir de incentivo, estímulo para adaptações ao cotidiano escolar, seja onde for. Construir uma rede de trocas é essencial...
Impossível querer passar conhecimento a outros, se não exercemos o autoconhecimento.
Eu ando por aqui, pesquisando, socializando, compartilhando descobertas. E você, por onde tem andado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário