segunda-feira, 13 de julho de 2015

Ensinar exige estética e ética: Não é humanista formação que promove sujeitos críticos, porém, cínicos




O vídeo acima Ensinar exige estética e ética é mais um da série "Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire", produzido pelo Prof. André Azevedo da Fonseca, educador de Londrina, PR, Brasil, que a partir da obra do grande educador brasileiro é um interessante projeto de divulgar o pensamento frereano, através de pequenos vídeos didáticos.
Conforme apresentação do prof. André Fonseca, a partir dos ensinamentos de Freire: "A superação da ingenuidade e a conquista da criticidade devem ser realizadas ao lado de uma rigorosa formação ética. Não é humanista uma formação que promove sujeitos críticos, porém, cínicos", que o "caráter ético e estético da educação" devem ser destacados, pois "decência e a boniteza precisam andar de mãos dadas", aliadas à "liberdade de escolha", já que "seres humanos não estão prontos, acabados, o conhecimento é construído" neste diálogo entre o tempo e o espaço escolar e social.
Cada vez mais, diante de situações que vivenciamos no cotidiano, em que a ética, a estética perdem cada vez mais espaço, seja na grade de programação das TVs ou além, cabe apresentar àqueles que desconhecem o pensamento essnecial de Paulo Freire, e aos demais, promover este resgate cultural, educacional e social, no que o prof. André tem nos brindado com esse rico material, que o Educa Tube Brasil toma a liberdade de divulgar neste blog e nas mídias e redes sociais.
No canal do You Tube Pedagogia da autonomia, de Paulo Freire, é possível assistir também a outros vídeos produzidos pelo prof. André sobre a cada vez mais contemporânea obra de Paulo Freire.

O Educa Tube Brasil recomenda também o portal educacional do Prof. André, no link abaixo:

Prof. André Azevedo da Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário