sexta-feira, 24 de julho de 2015

Série Contos do Museu: Curtas-metragens de animação




O vídeo acima Max e Sam foi indicação via Facebook da colega e amiga Sabrina Sadoke Kehl, educadora em Armação de Búzios, Rj, Brasil e trata-se de série de curtas-metragens de animação, intitulada CONTOS DO MUSEU, uma realização do N.A.D.A. PUC-Rio, através do programa FAPERJ, para o Museu Nacional da UFRJ, e com direção de Nicole Schlegel.
No vídeo Max e Sam, é uma animação tradicional, colorida digitalmente e, conforme apresentação no You Tube, "o pequeno dinossauro Sam Tanaraptor avista algo estranho no céu e tenta avisar ao rei da floresta Max Akalissauro da destruição eminente. Os dois amigos então devem se reconciliar antes da chegada do meteoro e se unir aos outros dinossauros".
A série Contos do Museu reúne "Animações que contam histórias sobre fósseis, múmias e flores do Museu Nacional do Rio de Janeiro" e de acordo com o portal Toda Criança Pode Aprender:

"A série Contos de Museu oferece uma visão diferente sobre objetos de museu: como seria a vida do dinossauro cujo fóssil hoje podemos visitar? Como eram as múmias do Antigo Egito? Como Dom Pedro II reuniu algumas das mais preciosas peças em exposição no Museu Nacional, antigo Museu Real, no Rio de Janeiro?
Ir ao museu – seja ele um museu de História Natural, Belas Artes, Ciências ou de arte contemporânea – é uma experiência muito enriquecedora para as crianças. Trata-se de um espaço de construção de conhecimento em que é possível ter contato com objetos fantásticos, com os quais não esbarramos no cotidiano, e que ajudam a compreender melhor o mundo em que vivemos. Esses vídeos nos convidam a mergulhar em meteoros, flores, múmias e fósseis, misturando história e fantasia".

Interessante projeto e proposta de tornar uma futura visita ao museu, como uma expedição à imaginação das crianças, fazendo-as pensar sobre as histórias que existem em cada objeto, ali exposto.

Abaixo, outro Contos de Museu: Bendegó, com direção de Raissa Laban, em que "Na terra seca da caatinga, um menino descobre o que na época seria o maior meteorito já encontrado. Cem anos depois, Dom Pedro II ao saber da preciosidade no sertão baiano, promove uma das maiores empreitadas do Império: transportar mais de cinco toneladas de ferro até a capital no Rio de Janeiro".



Para conhecer outros Contos do Museu, basta clicar no link abaixo, para o canal de vídeos no You Tube:

Contos do Museu - Canal de Vídeos

O Educa Tube Brasil indica também aos professores que desejem inserir curtas-megtragens em seu fazer pedagógico, o portal CURTA NA ESCOLA, vide link abaixo, que "tem como objetivo promover e incentivar o uso curtas-metragens brasileiros como material de apoio pedagógico em salas de aula":

CURTA NA ESCOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário