terça-feira, 28 de julho de 2015

O Menino que Queria um Livro e A Menina que Doa Livros: Entre a ficção e a realidade


Um jovem ator se passa por menino de rua e faz um pedido surpreendente as pessoas que passam por ali ! Revendo esse vídeo e se emocionando 󾮞

Posted by Amanda Sousa on Quinta, 16 de julho de 2015


O vídeo acima O menino que queria um livro, trata-se de ficção, ou melhor, de reportagem de programa de TV, em que "Um jovem ator se passa por menino de rua e faz um pedido surpreendente as pessoas que passam por ali!" Ele pede aos traseuntes apenas um livro, não importa qual, e pode ser o mais barato que tiver. As reações são as mais variadas possíveis: da costumeira "invisibilidade" social àquelas que se emocionam e ajudam o menino realizar seu sonho, indo na livraria adquirir um livro. Alguns até conversam com o menino, contam fragmentos do texto. Uma ação social e uma reportagem gratificante, ainda que o garoto seja só um ator, mas que demonstra que tem muita gente querendo ajudar e a fazer o bem aquele que nada tem a oferecer em troca, senão a gratidão.
Da ficção à realidade, tal vídeo só foi possível descobrir, visitando o paper.li (jornal virtual) da colega e amiga Gládis Leal Santos, educadora de Joinville, SC, Brasil, que divulgou uma iniciativa real e concreta, de uma menina que doa livros em local público (O popular Minhocão, em São Paulo, SP, Brasil), vide imagem e link abaixo:


A MENINA QUE DOA LIVROS

A menina em questão é Giovanna Pampolin, de 9 anos, filha do fotógrafo Paulo Pampolin, e que há seis meses resolveu doar parte de sua invejável biblioteca, se levado em conta a idade da menina, para que outras pessoas pudessem ter acesso á leitura gratuita. A menina enche o carinho de livros e o empurra até o local, onde começa a distribuir os mesmos.
Conforme reportagem da revista Carta Capital: "Diante do empenho da filha, Pampolin criou no Facebook a página 'A menina que doa livros'. Pela rede social, avisa quando estará ao lado de Gigi no Minhocão (as doações acontecem nos fins de semana que a menina passa com o pai), elenca os títulos disponíveis e aceita pedidos de encomendas. Giovanna lê todos os comentários, mas, por motivos de segurança, deixa as respostas a cargo do pai".
Abaixo, link para a comunidade criada pelo pai para divulgar a ação da filha:

A MENINA QUE DOA LIVROS - NO FACEBOOK O vídeo e a comunidade, o menino fictício e a menina real são duas formas de pensar, diulgar e fomentar o hábito da leitura entre jovens e adultos. Se a vida imita a arte, às vezes a recíproca também é verdadeira... Na postagem em questão: A arte imita a vida e a grata reciprocidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário