quarta-feira, 22 de julho de 2015

Céu de Histórias: Pipas ilustradas com contos infantis incentivam a leitura




O vídeo acima Projeto Céu de Histórias, descobri na rede social, através do portal Comunicadores, e é uma iniciativa incrível do Instituto Pró-Livro de incentivo ao hábito da leitura entre as crianças, unindo arte, cultura, diversão e sociedade. Um passatempó das crianças do Morro de Santa Marta, no Rio de Janeiro, RJ, Brasil, graças a essa iniciativa, torna-se projeto educacional, dando literalmente asas à imaginação, através da impressão de contos infantis, de grandes escritores que cederam suas obras para serem estampadas em 400 coloridas que invadiram o céu daquela comunidade. Depois de alçarem voo, as pipas tem seus fios cortados e o material caem sobre telhados e suas do morro, sendo recuperadas pelas crianças que passam e vivem por ali, que podem ler as histórias "caídas do céu", para a seguir, voltarem a voar no céu e na imaginação de outras crianças. Algo que lembra algumas cenas do filme "Caçadores de Pipas".
Uma ideia simples, criativa e que permite, pela própria simplicidade e sensibilidade, a continuidade da ação de incentivo à leitura e que pode ser acompanhada no portal do projeto CÉU DE HISTÓRIAS: Ler Faz a Imaginação Voar.
E é motivador ver depoimento do menino de 8 anos José Adriano Mesquita, dizendo: "Essa pipa é o meu primeiro livro".
Conforme o portal Comunicadores: a ação ocorreu "No último dia 23 de abril [2015], [quando] foi comemorado o Dia Mundial do Livro. E para a data, o Instituto Pró-Livro e a Salles Chemistri lançam uma campanha que divulga a obra de brasileiros como Ana Maria Machado, Benedito Ruy Barbosa, Pedro Bandeira e Ziraldo".
Ao todo foram distribuidas 400 pipas, onde os 11 modelos de pipas com diferentes ilustrações foram criados em parceria com alguns dos principais estúdios do Brasil, o que tornou os textos ainda mais atraentes. Essas pipas invadiram e coloriram o céu da comunidade, estimulando as crianças a pegarem as que tinham suas linhas cortadas para que tivessem a chance de ler as histórias que elas traziam".
Abaixo, algumas ilustrações das belas pipas:









Vejam também, logo abaixo, o interessante documentário TEMPOS DE PIPA, vinculado ao projeto Aranha Céu, que foi premiado no V Prêmio Criando Asas, e trata desse universo do empinar pipas e sonhos, dando asas à imaginação das crianças de todas as idades:



Por fim, a seguir, vídeo que ensina como fazer uma pipa completa, aos interessados em empinar seus sonhos de papel:



Nenhum comentário:

Postar um comentário