domingo, 26 de julho de 2015

É música? É dança? Ou "tudo junto e misturado"?


Bu nasıl iştir böyle arkadaş :)))

Mükemmel :))

Posted by haberinbizden.com on Sexta, 4 de julho de 2014


O vídeo acima, que intitulei de Música & Dança, encontrei na rede social e é um ótimo material para pensar a música e dança como recursos educacionais, à medida que essa geração, além de audiovisual, consegue ser motivada para atividades pedagógicas, se utilizado algum recursos artístico ou cultural, como dança, música, teatro, literatura, cinema, esportes etc.
A incrível sintonia e sincronia, a perfeita cordenação entre as duas moças dançarinas sobre um teclado de piano gigante, lembra e muito as crianças e jovens em equipamentos em lojas de jogos eletrônicos em que os mesmos pisam sobe comando de cores que vão se sucedendo, como naquele game Guitar Hero.
Falar de linguagens que existem em toda parte, da musical à literária e matemática é um bom começo de interação com o alunado, trazendo-o para o conteúdo formal, via recursos audiovisuais, artísticos e culturais.
A linguagem musical é universal, pois quem sabe ler uma partitura, com apenas sete notas, independente do idioma nativo, sabe que é possível criar uma infinidade de canções.
Unir o conteúdo curricular com a criatividade e fazer a ideia de "tudo junto e misturado" ter a ver com o conceito da interdisciplinaridade.
É possível dar uma aula de história através das canções típicas de um país, da mesma forma que de suas danças e trajes típicos.
Enfim, atividades que unam professores, de artes com história, geografia, física e educação física, com matemática, língua portuguesa com língua estrageira e outras mais, "tudo junto e misturado" pode proporcionar ações integradas entre educadores e seus alunos, bem como um resgate histórico, artístico e cultural de uma região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário