quinta-feira, 9 de julho de 2015

Mouses e Livros: Divertido curta-metragem educacional




O vídeo acima Mouses e Livros, trata-se de curta-metragem produzido pelo professor Adão, de História, da Escola Estadual Adelaide Alvim, em 2014, com a participação especial de outros professores e alunos da 8ª série da escola.
Com o divertido mote de "Um ano muito importante", o referido vídeo faz uma divertida crítica ao ensino calcado apenas na memorização de datas e nomes de personagens históricas sem a devida associação e significação.
Mais que isso, mostra que mouses e livros, que fazem parte da reaçlidade escolar, podem conviver em harmonia, pois uma coisa não exclue a outra, pelo contrário. Se o mouse, alusão à TIC (Tecnologias da informação e da comunicação) permitem acesso ao mundo virtual e a informação universal, o livro é insuperável no exercício da imaginação, pois se constroi a partir da próproa bagagem cultura, todo um cenário, vestuário, personagens etc, através da leitura.
Este curta foi uma grata surpresa para mim, José Antonio Klaes Roig, editor do blog Educa Tube Brasil, escritor e poeta, além de educador, pois justamente em 2014, quando desenvolvi a oficina de criação literária Lego Poesia, com alunos da educação infantil (isso mesmo, a partir de leitura de mundo e do imaginário infantil), em parceria com a professora Daniele Medeiros, e fui também Patrono da Feira do Livro da escola, e na oportunidade, dentro da programação da Feira, vi que no vídeo constava uma participação especial de meu livro de contos Realidade Virtual, que aparece na mão dos alunos e seus comentários. ;-)
Somos todos atores sociais neste teatro educacional que é a escola, e que cada integrante desempenha suas funções, como suas marcações, desempenhos e interpretações. Todos desempenhamos um papel em um enredo educacional e temos nosso papel social.
Trabalhar com mouses (TIC) e livros no fazer pedagógico, permite uma produção coletiva entre professor e alunos, em coautoria, disponibilizando esse resultado nas mídias e redes sociais, que poderá incentivar a outros adaptarem essas ideias à sua realidade local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário