domingo, 14 de fevereiro de 2016

Primeiro Voo: Animação encantadora para refletir sobre metodologia na educação


PRIMEIRO VÔO

Publicado por Família Alegria em Quinta, 4 de fevereiro de 2016


O vídeo acima, Primeiro Voo, trata-se de encantadora animação que me foi indicação via Facebook pela colega e amiga Marisa Barreto Pires, educadora de Rio Grande (RS) Brasil.
Alguém metódico que muda sua rotina a partir da interação com um pequeno pássaro. Ao tentar ensinar a esse passarinho que não conseguia voar, o senhor metódico (no sentido de sempre fazer as mesmas coisas da mesma forma) abandona a própria metodologia e se adaptada a uma nova realidade.
Assim deve ser o educador do século XXI, que deve se adaptar ao novo mundo e fazer com que seus alunos consigam com ele voar, pois educar é levar e elevar a alma, muito além do corpo a lugares antes jamais atingidos, usando da criatividade, afetividade, bom humor, colaboração, descobertas mútuas, com didáticas e metodologias compatíveis com um ensino significativo, prazeroso e relevante. Educar é saber unir a teoria à prática escolar. E como dizia bem Paulo Freire em seu livro Pedagogia da Autonomia: "Educar é ter a consciência do inacabamento". O processo de ensino-aprendizagem deve estar sempre aberto para novas possibilidades, para trocas de experiências e descobertas, para tornar o aluno autônomo quanto à pesquisa, leitura, escrita e visões de mundo. O bom educador é aquele que estimula no aluno o senso crítico, a autoria e vontade de vencer os desafios, emancipando-o.

Se voar, naturalmente é atividade nativa e imanente dos pássaros, nós, humanos, podemos imitá-los de forma criativa e inventiva, primeiro com os voos longos da imaginação, depois que a construção de equipamentos e projetos que permitam esses voos e sua sustentação. Como o editor do blog Educa Tube Brasil sempre reitera: "Os melhores projetos, sejam de estudos, de pesquisa, de trabalho e/ou de vida são aqueles cuja essência é a simplicidade, pois justamente por isso permitem sua continuidade; projetos grandiosos demais demandam inúmeros recursos financeiros, humanos, logísticos e estressam a todos e no ano seguinte nem sempre permanecem".
O simples mais autêntico, prático e efetivo, muitas vezes toma uma dimensão do particular ao universal, influenciando a outros, seja na escola, na comunidade ou mundo afora, pois sua ideia poderá ser adaptada à realidade local, seja onde for...

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Juliane. Este vídeo só encontrei no facebook. E neste caso, se tiveres instalado o navegador Mozilla Firefox, tens que baixar um complemento chamado VideoDownloaderHelper, que depois de instalado aparece lá no alto do navegador um quadradinho em verde com uma numeração. Clicas ali e no sinal de + ao lado do nome do vídeo (no vídeo em questão aberto) e ai manda baixar. Sugiro trocar a pasta pra Vídeos, que aí salvará nesta que fica mais acessível.
      Se achares no You Tube, tens que baiuxar e instalar o aTube Catcher, e ai copiar endereço do vídeo (URL) e mandar baixar, que vai pra tua pasta de Vídeos.
      Um abraço,

      Excluir