domingo, 19 de abril de 2020
Os bastidores do filme 1917 e proposta de uso pedagógico: Luz, Câmera, Cinema e Educação!
O fabuloso vídeo acima, 1917: bastidores, como o título indica, mostra o por trás das cenas desse filme incrível que têm cenas que mostram o brilhantismo e a técnica impressionante, como a cena do soldado mensageiro correndo ao lado das trincheiras e a corrida entre as ruínas, sendo a escuridão da noite iluminada pelos sinalizadores do exército inimigo. Uma verdadeira aula de como fazer cinema que se vale de câmeras seguindo os atores, drones, gruas e tudo mais.
Algumas cenas são tão imersivas que parecem fases de videogame e que podem ser adotadas na prática escolar de um professor de História com o de Artes, e se quiser fazer uma experiência mais ampla, convidando professores das demais áreas para que tratem de assuntos como a química, física, biologia presente naqueles momentos, por exemplo, popularizando seus conhecimentos e tornando as disciplinas menos teóricas e mais práticas aos olhos do alunado.
É claro que projetos assim, inter e multidisciplinares requerem planejamento, empatia, sintonia e sincronia, não apenas entre os professores, que agiram de forma cooperativa entre si (já que estão no mesmo nível de conhecimento, cada qual em sua área de formação) e colaborativa com os alunos (que necessitam de um mediador para transporte as trincheiras da informação para as do conhecimento).
Cena de filmes como "1917", ou de "Até o último homem", como da "Guerra de Canudos", "Troia", "300", "Odisseia", "O Resgate do Soldado Ryan", "No Amor e a Guerra", "Três Reis", "Bom dia, Vietnã!", "Círculo de Fogo", "Nascido Em 4 de Julho", "Full Metal Jacket", "Dunkirk", "Salvador, o martírio de um povo", "Apocalipse Now", "A um passo da eternidade", "Falcão Negro em Perigo", "Platoon", "Cartas de Iwo Jima", "A Conquista da Honra", "Os Doze Condenados", "Os Canhões de Navarone", "Nada de Novo no Front", "A Lista de Schindler", "Gladiador", "A Última Legião", "O Último Batalhão", "Além da Linha Vermelha", "Tartarugas Podem Voar", "O Túmulo dos Vagalumes", "O Início do Fim", "Glory", "Os Gritos dos Silêncio", "Império do Sol", "Pearl Harbor", "A vida é bela", "O menino do pijama listrado", "Cavalo de guerra", "O pianista", "A Ponte sobre o Rio Kwai", "Glória feita de sangue (I GM)", "Glória de um covarde (Guerra Civil EUA)", "O barco (II GM viés alemão)", "Vá e Veja", "Olga", "O ano em que meus pais saíram de férias", "Nascido para Matar", "Asas da Liberdade", "Caçada ao Outubro Vermelho", "Patton", "Johnny vai à guerra", "A Queda", "Fomos Heróis", "Guerra ao Terror", a serie "Band of Brothers" e outras tantas obras da chamada Sétima Arte, podem funcionar como um pequeno simulador da História, uma pequena máquina do tempo, aliada a documentários, revistas, livros e vídeos diversos de cada época.
Podem ser consideradas saídas de estudos virtuais, seja com projeção de cenas em sala de aula, ou como convite aos alunos assistirem os filmes completos em sua casa, para uma sala de aula invertida na escola, na outra semana. Tudo dependerá do planejamento de tempos e espaços, de classe e extraclasse.
EM TEMPO: após primeira publicação desta postagem, recebi essa fabulosa indicação acima, via Twitter do Bruno Lages, do Rio de Janeiro (RJ), que mostra "O plano sequência de Desejo e Reparação, em uma praia francesa, com uma roda gigante, um coreto, tanques e cavalos". Algo extraordinário nesta produção franco-britânica de 2007, com direção de Joe Wright, e que comentei com Bruno que lembra aquele "Efeito Dominó" de centenas, milhares de peças se empilhando umas sobre as outras, numa sequência que vai formas e proporcionando sensações como a do filme em questão, que envolve um planejamento fantástico de direção de arte, figurino, direção de fotografia, centenas de atores e figurantes para que a câmera consiga dar coesão e coerência à cena, ao roteiro e ao filme. Uma cena que dá inclusive para uma aula sobre PRODUÇÃO TEXTUAL, justamente mostrando na prática os conceitos de coesão e coerência em uma Redação, seja para o ENEM , Vestibular ou escrita criativa.
Abaixo, algumas cenas e trailers de alguns dos filmes citados anteriormente, e os comentários desta postagem ficam disponíveis para receber outras indicações de filmes e cenas sobre esse tema.
Abaixo, uma das cenas mais poderosas do cinema de guerra, do clássico "Apocalipse Now" (1979), de Francis Ford Coppola, que mostra todo o horror da guerra ao som de 'Ride of the Valkyries' (A Cavalgada das Valquírias), do compositor Richard Wagner (1851):
A seguir, mais algumas cenas e trailers de filmes, alguns que lembrei e já assisti, e outros que foram indicados por amigos, via Twitter:
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