terça-feira, 14 de abril de 2020

Saúde: quando uma letra de canção se torna atemporal e universal (memória, história, música e sociedade)




O vídeo acima Saúde, letra e música de Rita Lee, uma lenda viva do rock nacional, originalmente foi composta em 1981, mas tomou nova dimensão neste 2020, em "Live" nas redes sociais digitais, durante este tempo de isolamento social por conta da pandemia COVID-19.
Quase quatro décadas após e a letra de Saúde passa a ter outra dimensão, atemporal e universal, em tempos de coronavírus, que requer muitos cuidados para manter a saúde. A letra chega a ser quase profética quando inicia assim:

"Me cansei de lero lero, dá licença mas eu vou sair do sério, eu quero saúde. Me cansei de ouvir opiniões, de como ter um mundo melhor, mas ninguém sai de cima, nesse chove não molha, eu sei que agora eu vou cuidar de mim!"

De fato, vemos muito lero lero, principalmente por aqueles que querem flexibilizar as normas de combate ao vírus, que acreditam em lero lero do WhatsApp e outros (de)formadores de opinião, sem nenhum aparato médico ou científico. às vezes cansa mesmo ouvir pessoas desprovidas de bom senso, de empatia, de compaixão e lógica.
100... sacional essa letra antiga e terrivelmente atual de Rita Lee, que mostra que diferente de outros roqueiros, o Rock com ela não Errou! Diva da melhor idade Divando! Roqueira coerente com sua memória e história.

2 comentários:

  1. Muito boa a sua análise. Esta música me faz muito mais sentido agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Raquel. Pra mim também. De um rock simples, hoje tomou outra dimensão. Coisas da vida. Grato pela visita e comentário

      Excluir