sexta-feira, 24 de abril de 2020

O que os grandes escritores diriam dessa crise? [arte, cultura, memória e sociedade num vídeo motivador e intertextual]




O vídeo acima, O que os grandes escritores brasileiros diriam dessa crise?, é um belo, profundo e criativo material audiovisual e intertextual, valendo-se de literatura e da música para promover um diálogo entre variados textos de autores brasileiros de diversas épocas e escolas literárias com esse tempo atual, de pandemia global.
Uma ideia genial de trabalhar com arte, cultura, tecnologia, literatura, filosofia, história, memória e sociedade, promovendo profunda reflexão no espectador de todas as idades.
Uma bela edição de áudio e vídeo, cujo ator se traveste de Carlitos, personagem do ator, escritor, diretor, compositor Charles Spencer Chaplin, tocando uma flauta mágica. O que me faz lembrar de clássico da MPB - Música Popular Brasileira, chamado "O Bêbado e a Equilibrista", interpretado por Elis Regina, interpretando os versos de Aldir Blanc e arranjo de João Bosco. Irônica e tristemente, Aldir Blanc recentemente foi contaminado pelo vírus do COVID-19 (vide link AQUI, da notícia).
Abaixo, célebre e genial interpretação da Pimentinha Elis Regina, deste clássico da MPB:



Um precioso material disponibilizado no Facebook pela amiga e colega Marisa Porto do Amaral e que me foi indicado pela colega e amiga Tatiana Lackmann, a primeira de São José do Norte e a segunda de Rio Grande (RS), no extremo sul do Brasil. Viva a rede social educacional!

Em tempo: Pesquisando no YouTube, tentando achar o vídeo de Chaplin tocando flauta, eis que encontrei essa outra preciosidade: Poemas de Charlie Chaplin | Libras, com narração de Maicon Alves. Sempre bom lembrar que os grandes clássicos de Carlitos foram feitos no tempo do "Cinema Mudo", por gestual, mímica e linguagem corporal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário