quinta-feira, 16 de abril de 2020

Para os professores em quarentena: reflexão interessante de Christian Dunker sobre a importância da experimentação




O vídeo acima Para os professores em quarentena, reflexão de Christian Dunker, Psicanalista, Professor Titular do Instituto de Psicologia da USP, foi indicação via Twitter e é um ótima material para debate. Como Dunker diz, é um momento para repactuar as coisas com as gentes.
De fato, é um tempo de reaprender a ser professor, aluno, pais, cidadão e SER humano. É momento para que a criatividade ande junto com ensino e aprendizagem. A importância de levar em conta a experiência que virá disso tudo.
Experimentar aplicativos, plataformas, recursos variados, ver o que é possível adaptar ao fazer pedagógico.
Pode ser um momento para estabelecer trocas entre professores e alunos, professores com professores.
Não é para normalizar a excepcionalidade. Tampouco para inviabilizar qualquer tipo de ensino ou aprendizagem.
É um momento ainda muito curto para para se ter respostas prontas, muito pelo contrário. É um período para compartilhar dúvidas. O que me lembra uma frase de uma antiga professora: "AS CERTEZAS SÃO PROVISÓRIAS E AS DÚVIDAS PERMANENTES". Algo que jamais esqueci, e que essa pandemia veio para referendar.
Lembrando dos antigos filósofos gregos, mais que as respostas, o importante é levar em conta as perguntas e a partir delas, estabelecer rodas de conversas, trocas de saberes, planejamento de projetos em que o coletivo esteja acima do individual. É um momento de experimentação, de avaliação, reavaliação e autoavaliação. De gestão de crise mais que gestão de pessoal. De uma pedagogia do afeto. Tempo de consenso, diálogo e descobertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário