quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Anônimos: um curta-metragem sobre encontros e desencontros, pontes e canais através de cartografia sentimental



O vídeo acima, ANÔNIMOS,  é um curta-metragem de Félix Llorente, protagonizado por María Pedroviejo e Daniele Defranceschi, sobre esses encontros e desencontros que ocorrente no mundo real. Um vídeo vencedor de melhor curta-metragem de ficção no Prêmio Goya 2012, numa produção entre Espanha e Itália.
Duas pessoas que tentam se encontrar e destrocar os telefones celulares iguais, pegos por engano, e agora vagam pelo labirinto de ruas de Veneza, com suas pontes e canais.
No diálogo, o rapaz tenta localizar onde a moça está e pede uma referência. Ela diz: estou perto de uma ponte. Ele retruca: mas existem mais de 400 pontes em Veneza. 
Assim ocorre um diálogo entre educadores no que se refere a usar aplicativos em sala de aula ou por via remota: quais deles, pois existem dezenas, centenas de "app's". E eu sempre digo: tem que explorar, experimentar e ver qual deles melhor se adapta a proposta de uso na educação.
Um audiovisual que recomendo ativar legendas e tradução e que serve para falarmos justamente desses encontros e desencontros, dessas pontes e canais que estabelecemos no mundo virtual, aproximando os distantes e distanciando os mais próximos.
A internet é acusada muitas vezes disso, de distanciar pessoas, mas tem sido fundamental também para reaproximar professores e alunos, professores com seus colegas, pessoas mundo afora, que estão enfrentando o confinamento social.
Uma aula de geografia romântica e de cartografia sentimental, em que podemos mapear situações e conteúdos, indicar caminhos, propor soluções. Mesmo que distantes, podemos orientar alunos e professores em como se localizarem na labiríntica internet: a rede mundial de computadores. Rede que é sinônimo de pesca. Somos um pouco que pescadores de ideias no ciberespaço, sobre pontes e canais, esperando que nosso anzol em forma de interrogação virada, fisgue alguma ideia.
Somos todos anônimos numa multidão, mas podemos também estabelecer parcerias através de blogs, redes e mídias sociais, nos reconhecendo nos outros. Não estamos sós, apesar de dispersos numa multidão de telas, janelas virtuais, portas para uma outra dimensão...


Nenhum comentário:

Postar um comentário