domingo, 9 de agosto de 2020

"Hashtag": curta-metragem que mostra o mundo narcisista da extrema exposição nas rede sociais



O vídeo acima, Hashtag, é um curta-metragem que descobri no YouTube, no canal DUST, célebre por divulgar vídeos instigantes de curta duração.
"Hashtag", que pode ser traduzido por "marcador", mostra o dia de uma dessas celebridades da internet e das redes sociais, famosas apenas por serem justamente conhecidas e seguidas, também chamadas de "influencer digital" (influenciador digital), que faz de seus cotidiano um verdadeira "out door" ambulante. usando do marketing e de publicidade para colher visualizações, seguidores, patrocinadores. Pessoas que ficam submissas à monetarização de seus canais, blogs e páginas, literalmente caçando "likes". Nesse caça níqueis que se tornou a vida dessas celebridades, muitas delas perdem a noção com o mundo real, o que é demonstrado no curta, tornando-se uma compulsão e um vício. Pessoas que tornam-se robotizados, vivendo uma vida de aparências.
Um bom material para trabalhar diversos conceitos em História, Literatura, Sociologia, Filosofia e muito mais, sobre a questão das tecnologias no dia a dia e o "efeito bolha" que aprsiona muita gente.
Se pararmos para pensar, hoje, cada um está confinado em sua bolha, nas redes sociais, seguindo apenas quem pensa como ele, interagindo com apenas um grupo, não tolerando o contraditório (princípio jurídico), nada empático e sem um exercício de alteridade (de colocar-se no lugar do outro). Mas o mundo é bem maior que essa "bolha de sabão" em que vivemos...
Abaixo, uma imagem que encontrei na internet, para ilustrar e dialogar com o curta-metragem, sobre o mito do Narciso, aquele que se apaixonou pela própria imagem refletida nas águas de um lago, numa versão "high tech", virtual de uma famosa pintura clássica de Caravaggio (primeira imagem) e outras versões que encontrei pelo ciberespaço:

Uma breve reflexão sobre o Narciso Moderno | Pablo de Assis



SOBRE NARCISISMO EM REDE SOCIAIS

Narciso – O Pai da Selfie Fatal.

Em tempo: ativem as legendas e depois a modo de tradução, no canto inferior direito da janela do vídeo no YouTube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário