quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Homem em Quarentena: divertida crítica sobre Aula online na perspectiva de alguns pais e/ou responsáveis




O vídeo acima, Aula Online, trata-se de esquete de Marcelo Lahan, que responde também pelo roteiro e direção do mesmo, que é um divertido e crítico audiovisual, na perspectiva de pais e/ou responsáveis que já não aguentam mais aulas online durante esse período de confinamento social por conta da pandemia de Covid-19.
Ainda que fictício, quem acompanha certas manifestações de pais nas redes sociais, sabe que já leu ou assistiu vídeos semelhantes e reais, alguns levando tudo na esportiva, como o suposto pai do curta-metragem acima, outros nem tanto.
Um bom material para debater, inclusive com  pais e responsáveis, sobre o papel social de cada ator nesse grande teatro do absurdo que se tornou o mundo após o surgimento do coronavírus. De destacar o papel da escola e do professor, mas também da importância da família nesse processo que vai além da tentativa de adaptar o contexto presencial ao virtual.
Aqueles que defendiam o "homescholling", o educar em casa, como estarão dando conta disso, num contexto de isolamento, confinamento e quarentena?
E as escolas, tentando se adaptar a uma nova realidade, bem no olho do furacão. A realidade do país, de cada cidade, a realidade de cada aluno e família, de cada escola e professor. Tudo é muito novo e ainda é cedo demais para rotular tudo isso como o "NOVO NORMAL". Estamos em plena anormalidade e naturalizar isso é temerário.
Precisamos de uma nova pedagogia, uma nova metodologia e didática para lidar com as tecnologias num cotidiano de anormalidade, que poderá incidir em danos, além dos físicos trazidos pelo vírus, mas emocionais. Por isso, a importância de debater, refletir e trocar experiências neste momento é crucial, fundamental, essencial.
Como digo aos amigos: uma das formas de se atingir um objetivo, às vezes, é pela irreverência e humor, do que pelo discurso ou práticas que nem sempre dialogam com esse discurso.
Esta QUARENTENA veio para desmistificar muitas coisas, como a própria EAD, o ensino remoto, o homescholling. Mas também serviu para valorizar a criatividade, a resistência e resiliência de muitos professores, alunos e famílias.
Enfim, uma peça de humor que serve para tratar de coisas sérias e que recomendo aos educadores - sejam pais ou professores - que acompanham este blog educacional.
Essa indicação recebi, via WhatsApp, pela colega e amiga Faby Cruz, supervisora escolar em Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

2 comentários:

  1. Excelente texto!! Nos remete a uma reflexão nesse momento tão atípico que estamos vivendo!!! Obrigada por dividir tuas reflexões conosco!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! É um momento de, como disse uma vez uma professora minha de dividir experiências, pois "as certezas são transitórias e as dúvidas permanentes". ;-)

      Excluir