domingo, 23 de agosto de 2020

Campeão do Mundo: clipe como narrativa intertextual rumo ao imaginário artístico e cultural de uma geração



O vídeo acima, Champion Of The World (Campeão do Mundo), é um belíssimo videoclipe da banda Coldplay, que dialoga de forma intertextual e magistral com a cultura cinematográfica e musical dos anos 80, 90, por conta das diversas referências visuais a filmes, clipes etc.
Começa com a narrativa cantada, em que o protagonista se coloca por diversas vezes na pele do menino que já foi um dia, revisitando sua vida escolar e familiar em paralelo com a história da cultura pop, com diversas menções a artistas e canções, atores e filmes.
Um menino solitário, com sofre bullying dos colegas e dos pais e que se refugia no imaginário das músicas e do cinema. Um clipe fabuloso que permite diversas interrelações.
E ao final, fica mais evidenciado tudo isso quando o pequeno foguete arremessado ao ar, pelo menino começa sua fantástica "Viagem ao Mundo dos Sonhos" (filme clássico dos anos 1980), antes disso carros voadores lembram "De volta para o futuro", a bicicleta de ET, O Extraterrestre, Superman, as legendas no chão da rua, a Star Wars, a casa nas estrelas em Zatura e, por fim, O Pequeno Príncipe (versão do cinema), em que os integrantes da banda tocam sobre os planetas do sistema solar.
Quando escrevemos uma redação, por exemplo, buscamos ou deveríamos buscar nossa bagagem sentimental, para utilizar como repertório argumentativo, visando a persuasão do leitor, quando o convencimento por conta de dados (dos materiais de apoio ofertados) não é o suficiente.
Toda produção textual (de pequena, média ou longa extensão), seja por textos escritos ou produzidos a partir de imagens, remetem a essa bagagem e a forma de tentar entender e explicar o mundo por nosso olhar crítico e analítico, fazendo alusões, citações, analogias, comparações, metáforas e metonímias.
Um videoclipe que é totalmente intertextual com o seriado Stranger Things, que nada mais é que uma colagem de muitos dos filmes dos anos 1980 também.
Abaixo, algumas dessas alusões visuais, presentes no referido clipe:















Nenhum comentário:

Postar um comentário