sábado, 29 de agosto de 2020

A estética na matemática: textos e contextos de produção do pensamento humano



O vídeo acima, A estética na matemática, descobri via grupos do WhatsApp PROFESSORES ONLINE e é mais um ótimo vídeo da Joyce Casimiro em seu canal Mas você só estuda?, que estimula o debate de ideias envolvendo o universo da matemática.
No vídeo em questão, é uma Live com Leonardo Cavenaghi e traz informações bem relevantes e interessantes sobre a "estética da matemática", abordando ideias como: escrita matemática, língua materna, época e contexto de produção.
Muito bom conhecer dados apresentados, principalmente sobre os jogos com os números, equaçoes e tudo mais que os matemáticos do passados estabeleciam entre eles, essas verdadeiras máquinas humanas de calcular, antes do surgimento do computador. Cientistas, físicos e matemáticos que eram tratados ao seu tempo como hoje são os "pop stars", que procuravam trocar experiências, antes do Google e YouTube, que eram verdadeiras enciclopédias vivas do conhecimento de seu tempo.
A máxima que "se reconhece o leão pelas garras", atribuída a um dos matemáticos ao descobrir que um participante desses jogos atuavam de forma anônima é bem exemplar do como o bom professor reconhece os alunos, a partir do estilo que cada um adota, alguns deles inconfundíveis.
Há de fato uma estética na matemática, como uma arte em toda parte.
Enfim, uma pequena aula de poética matemática, já que há de fato uma estética no enunciado, tanto de letras como números, em equações e expressões numéricas, em fórmulas matemáticas, em cálculos estatísticos e tudo mais.
Daqueles vídeos que se assiste como que estivesse ali no meio da sala ouvindo a conversa entre amigos.
Parabéns ao Leonardo e a Joyce por essa LIVE relevante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário