domingo, 26 de abril de 2009

Conversão de slides em vídeo para inserir no You Tube


Em meados de 2008, postei em meu blog Letra Viva do Roig a indicação da colega Márcia Paganello, do blog Me Acharam, referente ao E. M. Free PowerPoint Video Converter 1.0, que é um aplicativo gratuito que transforma apresentações de slides em vídeo, em diversos formatos. Inclusive mp4, para tocar no iPod e enviar para o YouTube, claro. 100% livre de vírus.
Márcia que tem um trabalho admirável na educação e um blog de refência para mim, diz ter baixado e testado o referido programa, que segundo a mesma é de fácil instalação e rápido para converter seus slides em vídeos.
Quando se discute tecnologia e educação, deve-se discutir formas não apenas de reproduzir conteúdos já previamente feitos por terceiros, mas também incentivar o uso da informática e dos multimeios e mídias em geral na produção de conhecimento, informação e conteúdos pedagógicos.
Esse aplicativo indicado por Márcia é um dos meios de agregar diversas tecnologias em prol da educação, já que envolve o uso de imagens que podem ser de câmera digital, capturadas da internet, ou produzidas no paint ou outro meio digital, ou até mesmo artesanal, desenhado pelos alunos e escaneado/digitalizado para um microcomputador. Uma apresentação de slides convencional - feita para rodar num micro e, se a escola tiver um datashow, numa sala de vídeo -, pode também ser convertida em vídeo (editada num programa como o Movie Maker, ou similar) e publicada no You Tube. De lá, gerado uma URL ou endereço para incorporação, pode-se inserir esse vídeo num blog, numa página de internet (wiki), ou copiar num CD ou DVD para ser visto num aparelho de DVD conectado à televisão.
Diante dos avanços que a TV Digital se propõe a oferecer futuramente ao público brasileiro, saturado de uma programação repetitiva e pouco instrutiva, produzir o próprio conteúdo escolar, que pode ser também artístico e cultural, é um grande achado para o educador do século XXI.

O programa E.M. Free... pode ser baixado também numa versão mais recente, através do link abaixo:

E.M. Free Power Point Converter 2.4

Observação: Imagem acima, extraída da internet, do endereço abaixo
http://www.pcdicas.com.br/?p=120

4 comentários:

  1. Muito bom esse progama,aprovo! beijocas

    ResponderExcluir
  2. COMO A ESCOLA PODE TRANSFORMAR INFORMAÇÕES EM CONHECIMENTOS

    ResponderExcluir
  3. eu consigo converter mais o audio do slide não sai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro agora outros softwares tambpem, como aTUbe Catcher (busque download no Google), que baixa vídeos e audios nos mais diversos formatos, via You Tube; e no Converter online, que basta colocar no google e vai pra uma página que converte direto, sem precisar nenhum download, os mais variados tipos de arquivos, bastante indicar que tipo de formato quer converter... abrs, Zé Roig

      Excluir