segunda-feira, 13 de julho de 2009

Projeto Memórias em Rede / EducaRede


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=rhkvbZ78Qko

Descobri no You Tube esse vídeo acima, que trata do Projeto Memórias em Rede, que utiliza a associação entre música e memória, e foi disponibilizado pelo portal EducaRede Brasil.
Acredito que nossa memória funciona por associação de ideias, entre o significado e o significante. Retemos os instantes mais significantes de nossa vida, seja familiar, escolar ou social.
Utilizar a música, a dança, o cinema, os componentes sensoriais ativam essas lembranas quando no processo de ensino-aprendizagem.
Pesquisando para o mestrado em letras - analisando a autobiografia de Erico Veríssimo -, encontrei preciosidades sobre a memória, como a teoria do computador, formulada pelo próprio Veríssimo:

“Estou convencido de que o inconsciente representa um papel muito importante – mais do que o escritor geralmente quer admitir – no ato da criação literária. Costumo comparar nosso inconsciente com um prodigioso computador cuja 'memória' durante os anos de nossa vida (e desconfio que os primeiros dezoito são os mais importantes) vai sendo alimentada, programada com imagens, conhecimentos, vozes, idéias, melodias, impressões de leitura, etc... O 'computador' – à revelia de nossa consciência – começa a 'sortir' todos esses dados, escondendo tão bem alguns deles, que passamos anos e anos sem que tenhamos sequer conhecimento de sua existência. (...)” (VERÍSSIMO, Erico. Solo de clarineta. Porto Alegre: Ed. Globo. 1976, p. 293).

Erico tinha essa intuição, da importância da memória na construção da identidade humana. Intuitivamente sua teoria veio de encontro a da Aprendizagem Significativa e a Flexibilidade Cognitiva (construtivismo).
O verdadeiro educador também possui essa intuição, ao utilizar em sua prática educacional diversos recursos, nem tanto tecnológicos, mas artísticos e culturais.
Como Erico definiu, também creio que até os 18 primeiros anos de vida construímos nossa personalidade e identidade, calcada nas experiências de vida que tivemos.

Como escreveu Carl Rogers: “A aprendizagem é muito mais significativa à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimento de um aluno e adquire significado para ele a partir da relação com seu conhecimento prévio”. D’outra forma, torna-se um processo repetitivo e mecânico.
São destacadas por D. P. Ausubel para que ocorra a AS: “a disposição do aluno em aprender e o conteúdo escolar significativo”. Nos dois pólos em questão, cabe ao professor estimular o interesse do alunado a partir da elaboração de um conteúdo que seja atrativo, aliando a informática e os multimeios como ferramentas deste processo.
O modelo de FC propõe, entre outras coisas, que “(...) para que os estudantes desenvolvam esta flexibilidade cognitiva é preciso que os ambientes de aprendizagem repliquem esta complexidade e permitam a abordagem multidimensional a estudos de casos realistas”.
No futuro, acho que todo professor deverá ser quase um arte educador, unindo dança, teatro, música, esportes, games ao seu fazer pedagógico, como motivador social e mediador do conhecimento.

Apresentação do vídeo acima, no You Tube:

"Vídeo elaborado para o Projeto Memórias em Rede, demonstrando a importância da música no resgate das nossas memórias."

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