sábado, 18 de julho de 2009

Um pequeno passo para um homem...


Fonte: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1078563-7823-UM+PEQUENO+PASSO+PARA+UM+HOMEM,00.html

Vídeo acima, encontrado no blog da Globo News, no portal da Globo.com, veiculada em 11/07/2009, no canal GloboNews, em seu programa especial que trata dos 40 anos da descida do Homem na Lua.
No vídeo vemos o momento histórico em que Neil Armstrong sai do módulo lunar ao pousar na Lua.
Onde você estava em 20/07/1969?
Como coloquei em meu twitter (http://twitter.com/zeroig), naquele dia histórico eu, como apenas 5 anos, vivia literalmente no "mundo da lua" e não lembro o que fazia. Não tinha entrado para a escola, nem possuía ainda TV em casa (chegou em 1970).
Dizem que toda a tecnologia que levou o homem à lua, hoje qualquer telefone celular tem mais. Impressionante façanha que como Neil Armstrong, comandante da missão, disse: "Um pequeno passo para um homem; um grande salto para a Humanidade".
Avanços do ponto de vista tecnológico foram vários, desde aquele 20/07, há quarenta anos atrás, mas do ponto de vista humanitário, ainda continuamos precisando de um imenso salto rumo ao futuro igualitário, justo e humano...
Meu pai nasceu em um 20/07, assim como Alberto Santos-Dumont, pai da aviação.
Talvez explique o motivo dele (meu pai), o artista plástico José Américo Roig, mais conhecido pelo nome artístico de Zeméco, quando tinha cerca de 16 anos, lá pelos anos 1940, ter querido voar, atirando-se com um "par de asas voadoras" do telhado de um sobrado histórico, que já não existe mais.
Note-se que ter 16 anos em 1940 é muito diversos dos mesmos 16 em 2009!!!
A tecnologia presente em muitos brinquedos de meu pai era o aro, a pipa, perna de pau, no mais completo sentido do "faça você mesmo".
Curioso, o casarão colonial ruiu, sumiu, existe somente na memória visual de meu pai, que é cego de um olho, e que resistiu à queda para dar asas a sua e a minha imaginação... Ele tornou-se um "escritor" das tintas com seu pincel mágico (vide blog Olhar Virtual, criado por mim para divulgar sua vida e obra), e eu, "filho de peixe", tornei-me um "pintor" de palavras (um poeta nas horas vagas, vide blog ControlVerso).
Vejam vídeo abaixo, como entrevista feita por mim com meu pai, sobre esse seu voo histórico, e publicada originalmente no blog Olhar Virtual.


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=S-BVxB1RLgY

Para assistir a outros vídeos sobre O Homem na Lua: 40 anos, cliquem no link abaixo:

Especiais Globo News - O Homem na Lua: 40 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário