sábado, 4 de julho de 2009

Rede Mocoronga de Comunicação Popular


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=ipJDiU24Gds&feature=player_embedded

O vídeo acima, foi descoberto por mim, através de indicação do twitter da Petrobras (http://twitter.com/blogpetrobras), e trata-se da Rede Mocoronga de Comunicação Popular: da Amazônia para o mundo, que atinge alguns municípios do Amapá - Brasil.
As tecnologias da informação e da comunicação cada vez mais estão integrando as pessoas, dando vez e voz às populações que aspectos geográficos deixam de certa forma isoladas do resto do mundo. Poder alguém de Norte a Sul, Leste a Oeste conhecer experiências como essa, sem o advento da tecnologia seria improvável.
Hoje, graças a internet e aos multimeios em geral, o mundo tornou-se de fato uma imensa "aldeia global" ; "conceito criado pelo sociólogo canadense Marshall McLuhan [1], quer dizer que o progresso tecnológico estava reduzindo todo o planeta à mesma situação que ocorre em uma aldeia. Marshall McLuhan foi o primeiro filósofo das transformações sociais provocadas pela revolução tecnológica do computador e das telecomunicações. Como paradigma da aldeia global, ele elegeu a televisão, um meio de comunicação de massa em nível internacional, que começava a ser integrado via satélite. Esqueceu, no entanto, que as formas de comunicação da aldeia são essencialmente bidirecionais e entre dois indivíduos. Somente agora, com o celular e a internet é que o conceito começa a se concretizar".
McLuhan, segundo Wikipédia, "ficou mundialmente famoso ao publicar o livro 'O meio é a mensagem' - RJ: Ed. Record,1969."
Fonte das citações: "http://pt.wikipedia.org/wiki/Aldeia_global"

Apresentação do vídeo no Blog da Petrobras:

Com internet via satélite no meio da floresta, jovens de 31 comunidades ribeirinhas da Amazônia estão sendo capacitados em comunicação e inclusão digital. Aprendem a produzir e difundir conteúdos audio-visuais, o que os permite afirmar sua cultura, idéias e interagir com outras formas de ver e pensar a própria floresta. Esse projeto está diretamente alinhado ao posicionamento da Petrobras de democratizar o acesso a novas tecnologias e viabilizar a produção de informações de forma plural e descentralizada. Porque informação e liberdade de expressão são direitos básicos e inalienáveis de todo o povo brasileiro.
http://petrobrasfatosedados.wordpress.com/2009/07/02/da-amazonia-para-o-mundo/

Observação: McLuhan publicou seu livro há exatos 40 anos atrás, quando internet, celular e tantos outros meios estavam restritos ao meio acadêmicos, como pesquisa ou intenção de criação. Daí a relevância de seu trabalho, que nada tem de visionário, mas sim de alguém que percebeu as possibilidades das tecnologias se integrarem ao cotidiano das pessoas. Hoje, qualquer pessoas, graças às TICs em geral, e à internet, em especial, pode não apenas saber tudo sobre o que ocorre no resto do muindo, mas também ser produtor de informação para o resto do mundo, divulgando os mais variados assuntos de sua aldeia particular para a aldeira global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário