quarta-feira, 8 de julho de 2009

Worl Wide Telescope


Indicação feita pela colega Elis Zampieri (editora do blog Sobre Educação), de Curitibanos - SC - Brasil, via twitter (http://twitter.com/Elizampieri), trata-se do recurso Worl Wide Telescope (imagem acima), encontrado no Conteúdos Educacionais, do portal Microsoft Educação / Brasil.

Apresentação do Conteúdos Educacionais:

Ficha Técnica:
Título: WorldWide Telescope.
Objetivo: Permitir a visualização no computador de milhares de imagens sobre o universo baseadas na web, estimulando a curiosidade científica.
Público-alvo: Professores de Ciências do ensino fundamental e de Física do ensino médio; alunos interessados no tema universo, astronomia e cosmologia.

Como usar: Um céu estrelado sobre todos nós

Desde os tempos imemoriais, o ser humano olha para o céu e se encanta com as estrelas visíveis. Conforme o conhecimento humano avançava, esse olhar ficou cada vez mais curioso e buscou na tecnologia respostas a perguntas mais profundas: qual a origem do universo? Qual nosso lugar neste mundo? Embora nem todas as perguntas tenham sido respondidas, os astrônomos já descobriram muita coisa e agora todos nós podemos acessar dezenas de milhares de fotos de objetos astronômicos, luas, planetas, estrelas e constelações do céu, antes acessíveis apenas aos cientistas. Tudo isso graças ao WorldWide Telescope (WWT) um software de visualização baseado na Visual Experience Engine da Microsoft que permite uma visão panorâmica, sem emendas, da abóbada celeste.

Imagens baseadas na web

Usuários que utilizam o sistema operacional Windows podem ter acesso completo ao programa, instalando-o em seu computador. Poderão assim, observar imagens baseadas na web a partir dos melhores observatórios e planetários dos Estados Unidos; realizar visitas guiadas, narradas por astrônomos e cosmologistas de universidades renomadas nos EUA; observar imagens do céu capturadas a partir de múltiplos comprimentos de ondas (como raio X , infravermelho, ultravioleta ou raios gama); observar a aparência do céu 2000 anos no passado ou no futuro; modificar a posição do observador do céu para diferentes pontos da superfície terrestre e muito mais.
Quem utiliza outro tipo de sistema operacional pode visualizar a maioria das funcionalidades diretamente no seu navegador da internet. Porém, para estes clientes web não estão disponíveis as ferramentas de interatividade que caracterizam o programa, tais como criar ou editar uma visita guiada e salvá-la em seu computador.
O site e o programa estão disponíveis apenas em inglês, mas graças à navegação baseada em imagens, é facilitado o acesso e a compreensão dos fenômenos.

Benefícios para o educador: O universo na sala de aula

Com um programa tão versátil para a observação do céu, você professor poderá dedicar mais tempo para desvendar conceitos físicos complexos como a expansão do universo, o tempo universal, as dimensões de grandezas envolvidas no estudo astronômico, tudo isso a partir de exemplos reais, obtidos pelos cientistas. Com dezenas de milhares de fotos de objetos astronômicos e acesso a centenas de terabytes de dados sobre o céu, planetas e estrelas, o programa abre as portas do universo no ambiente da sala de aula.

Benefícios para o aluno: Estímulo às descobertas

Com um instrumento tão potente, a curiosidade dos alunos também não terá limites. A fascinação pelo céu, a complexidade dos fenômenos que ocorrem além de nosso pequeno planeta azul e a imensidão do que ainda há para se descobrir certamente estimularão pesquisas, debates e visitas cada vez mais frequentes ao telescópio virtual. Assim, a tecnologia avançada cumprirá seu papel na outra ponta: estimulando novos olhares e novos cientistas em busca de respostas.

Fonte:
http://www.conteudoseducacionais.com.br/worldwidetelescope.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário