sábado, 11 de julho de 2009

Problemas com as novas tecnologias?


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=BCC7rFxo6QA&feature=player_embedded

O divertido vídeo acima, trata-se de uma animação, chamada This Side Up (algo como: Isto para cima), de Liro Topaz, e descobri graças a indicação, via twitter, de Maria Rios (http://twitter.com/Masrmar), da cidade de Feira, no Norte de Portugal, a 15Km do Porto; a partir de postagem na página de Gisele Souza.
Uma animação que trata dos tempos modernos da inclusão digital e do uso das novas tecnologias.
Na verdade, de forma bem humorada e criativa, trata também da relatividade do tempo no ciberespaço, a partir de downloads de arquivos, em que o próprio tempo oscila, dependendo da conexão. E mostra também como em certas situações as antigas tecnologias, como o vinil, eram mais eficazes e davam menos estresse.
Certa vez, uma colega contou-me que levara sua filha à casa de uma coleguinha, e para surpresa dela, a menina viu uma (hoje) jurássica máquina datilográfica. E ao saber de seu funcionamento, com uso do papel no carro da mesma, disse de supetão: "Nossa! Um teclado com impressora!". De fato, éramos modernos e multifuncionais e não sabíamos. (Risos.) Já existia a multifuncionalidade na máquina datilográfica, sem cabos nem fios, em que teclado e "impressora" vinham acopladas num só equipamento. Nem tudo que é novo é moderno. Da mesma forma que nem todo que é moderno é de fato novo. Nossa civilização informatizada é o resultado de séculos e séculos de conhecimento empilhados e passados de geração em geração.
Como brinco com alguns amigos: gênio mesmo foram os homens das cavernas, que descobriram a roda, o fogo, enfrentaram o clima e as criaturas selvagens, nos proporcionando essa relativa imortalidade. Depois dessas invenções, tudo ficou meio que control C, control V, dadas as devidas proporções das tecnologias em curso... Uma postagem para provocar uma reflexão e para refletir sobre essa provocação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário